sábado, 10 de dezembro de 2011

MT- Agenda Territorial debate ações para ampliação do atendimento de EJA e alfabetização

Andre Ribeiro/Seduc-MT

Agenda Territorial

Criar estratégias de articulação que propiciem a ampliação da oferta e do atendimento de educação com qualidade social, de jovens, adultos e dos que não possuem escolarização. Esses são os focos das discussões iniciadas na manhã de hoje (06/12), durante o I Encontro da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

“A educação é uma porta de oportunidades”. A frase da secretaria adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende, sintetiza a necessidade de agregar forças para mudar um contexto histórico, que somente nos últimos anos passou a ser alvo de ações que possibilitam uma mudança de cenário, com a implementação de projetos e programas destinados ao atendimento de milhares de pessoas que foram alijadas do processo educacional.

O secretário municipal de Juína, Carlito Pereira da Rocha, apontou a necessidade de intercâmbio entre poderes - Judiciário, Ministério Público Estadual, órgãos ligados à saúde - para recolher informações sobre o público e assim criar estratégias de acesso a eles. “Atendemos no município cerca de 150 estudantes por meio do Programa Brasil Alfabetizado, mas a estimativa é de que cerca de 3,3 mil pessoas não saibam ler e escrever. Precisamos elaborar estratégias de acesso a essas pessoas”.

O reconhecimento de um território possibilita a adoção de um fazer educacional que de fato contemple as necessidades de maneira mais delimitada. “A Agenda é, na verdade, uma grande mesa em que todos discutem políticas públicas, estratégias de atuação. Em Mato Grosso ela vem, cada vez mais, ganhando força, corpo”, pontua Elaine Cáceres, da Secretaria de Alfabetização Continuada, Diversidade e Inclusão (Secad) do Ministério da Educação.

“É por meio da Agenda que vamos poder constituir ações diferenciadas, mas esse é um processo que não pode ser construído só na Secretaria de Educação. Cabe a cada um dos Centros de Educação de Jovens e Adultos, aos Cefapros, olhar para além dos municípios, pensarmos em um território para podermos ofertar atendimento destinado as especificidades”, finaliza Débora Pedrotti, titular da Superintendência de Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), responsável pela organização do evento.

Um total de 37 cidades está mobilizada para esse trabalho. Ao todo, 270 profissionais da educação da rede estadual e municipal, além de entidades sociais, participam das deliberações até esta quarta-feira (07/12). “É preciso uma mudança de pensamento, para que se desenvolvam ações articuladas enquanto políticas públicas”, explica a coordenadora do EJA da Seduc, Maria Luzenira Bras.

Eixos

A Agenda Territorial possui como eixos de trabalho a educação continuada, alfabetização como prioridade e foco na cidadania, respeito a diversidades étnicas, racial, cultural de gênero, ambiental e regional, abordagem sistematizada, natureza interdisciplinar e transerversal: educação e direitos humanos, saúde e cultura, trabalho e meio ambiente, alfabetização articulada com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

*atualizada


PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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