sábado, 10 de dezembro de 2011

MT- Polícia Militar conclui curso do Proerd com formação de aproximadamente 20 mil em Mato Grosso

Cerca de 1,3 mil alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Rildo Amorim / Seduc-MT


Formatura do Proerd com cerca de 1,3 mil alunos no ginásio Verdinho
(Proerd) participaram, nesta quarta-feira (07.12), da formatura do curso desenvolvido pela Polícia Militar que, neste ano, formou aproximadamente 20 mil crianças, com idades entre nove e 11 anos, em todo Mato Grosso. A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no ginásio ‘Verdinho’, no bairro CPA, em Cuiabá.



Conforme o coordenador do Proerd, tenente coronel Jacques Lopes da Cunha, o programa tem como objetivo orientar crianças e adolescentes sobre os riscos que todo tipo de droga oferece e a violência gerada em consequência do uso e comércio desses produtos, lícitos e ilícitos. “O programa é desenvolvido em escolas públicas e particulares em que há a presença de crianças que vivem em situações mais vulneráveis aos riscos das drogas é maior”, explicou.



Para o coordenador, o sucesso do programa é resultado do grande esforço dedicado pelos policiais instrutores e também da parceria entre os Governos Estadual, Municipal e instituições privadas. “Esse programa é de fundamental importância, pois temos a certeza de que esse trabalho executado pela Polícia Militar, de maneira persistente pelo tenente coronel Jacques, faz com que essas crianças não se envolvam com o mundo das drogas”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes.



O secretário de Educação de Cuiabá, Permínio Pinto Filho, também elogiou o trabalho Rildo Amorim / Seduc-MT


Formatura do Proerd com cerca de 1,3 mil alunos no ginásio Verdinho
desempenhado pela Polícia Militar. “Dentre os inúmeros projetos sociais desenvolvidos pela nossa secretaria, é notório que o Proerd é o que obtém o melhor resultado. Graças à organização primordial dos policiais militares, aliado ao trabalho pedagógico dos nossos profissionais. O resultado são crianças mais conscientes, preocupadas e responsáveis para uma sociedade melhor”, enfatizou.



Para a professora Laura Inês Silva Teixeira Reis, da Escola Estadual Marcelina Campos, o programa realmente transforma a maneira de agir e relacionar dos alunos. “Nós percebemos que os nossos alunos mudaram bastante em relação à interação, responsabilidade e consciência diante de tudo que os cercam. É uma melhora significativa no comportamento deles, o que contribui muito para o processo de educação e criação dessas crianças”, avaliou.



A ténica em enfermagem, Elizangela Gonçalves de Lima, é mãe de Julia Gonçalves Barreto, Rildo Amorim / Seduc-MT


Formatura do Proerd com cerca de 1,3 mil alunos no ginásio Verdinho
aluna da Escola Estadual Leovegildo de Melo, no bairro CPA 03, em Cuiabá. Segundo Elizangela, desde que a filha passou a frequentar as aulas do Proerd, o comportamento passou a ser diferente. “Hoje eu percebo que ela tem muito mais interesse pelas questões sociais e da família. Ela está mais consciente, observadora e participativa em tudo”, disse.



“A gente aprendeu muita coisa importante para a nossa vida. Eu aprendi que não pode usar droga, que tem que respeitar a família, que não pode brigar. E tudo isso eu falo com meus colegas e com o pessoal lá de casa”, relatou a estudante Soraya Larissa Santos da Cruz, de 10 anos, da Escola Estadual Marcelina Campos.



HISTÓRICO



O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983. No ano de 1992, passou a ser desenvolvido no Brasil e chegou em Mato Grosso, há 11 anos. Nesse ínterim o Proerd.



DANA CAMPOS

Assessoria/PM-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário