segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Comunidade escolar de todo o Estado elege diretores no dia 13

Redação 24 Horas News


Pais, alunos e professores elegem novos diretores das escolas em Mato Grosso Cerca de 1 milhão de pessoas, ou quase 1/3 da população do Estado, vai às urnas nas escolas estaduais no próximo dia 13 de dezembro. O motivo é o processo eleitoral para escolha dos diretores das 725 escolas estaduais de Mato Grosso para o biênio 2012-2014. O processo garantido pela Lei 7.040/98 existe no Estado há 12 anos.

Até a data, dia 13 de dezembro, os candidatos ao cargo participam de um ciclo de estudos para conhecimento sobre gestão administrativa, financeira e pedagógica. O processo segue determinação da Portaria 473/2011 e define a capacitação como elemento fundamental para validar a candidatura dos gestores.

Atualmente 90% das escolas estaduais de Mato Grosso são dirigidas por um profissional eleito pela comunidade escolar. Os demais 10% são indicados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para aquela unidade em que não houve candidatura própria ou os candidatos estavam fora das determinações legais. Todo o processo eletivo é feito com o acompanhamento do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), eleito um mês antes.

Segundo a gerente de Gestão Escolar da Seduc, Alcimária Ataídes, o processo de gestão democrática vem se fortalecendo desde 1995, quando o Estado determinou por meio de portaria a eleição direta nas escolas. Na sequência, em 1998, a determinação virou lei (473/2011) e ampara o processo de gestão democrática, inclusive com a criação dos CDCEs.

Nesses 12 anos houve um compromisso maior com o processo democrático. A eleição garantiu maior democracia na gestão escolar. “O compromisso do diretor eleito é referendado o que garante maior comprometimento diante da comunidade que o escolheu”, destaca Alcimária.

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