domingo, 18 de março de 2012

MT- Ciclo de debate discute Rio mais 20

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) - por meio da Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental (REMTEA) -, o Instituto Caracol (iC) e Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam 1º Ciclo de debates sob o tema ‘Cúpula dos povos e a Rio+20: Desafios e Perspectivas’, no próximo dia 21, no auditório da Escola Estadual Presidente Médice, em Cuiabá.

O evento é destinado a educadores e estudantes e será realizado no próximo dia 21 de março, das 8h às 18 horas. A pesquisadora na área ambiental, Michele Sato e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep/MT), Gilmar Soares, irão participar dos debates.

A gerente de educação ambiental da Seduc, Giselly Gomes, explica que até o dia 1º de junho a Baixada Cuiabana será palco de várias discussões sobre a economia verde e a educação perante o atual cenário desenvolvimentista. “Ao término dos debates, que acontecerá até 1º de junho, será organizada uma Carta da Educação enfocando qual a economia que queremos e será apresentada durante a Cúpula dos Povos, um evento organizado pela sociedade civil global que ocorrerá paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.

“O desenvolvimento pelo desenvolvimento implica em uma série de situações. A monocultura, o uso dos agrotóxicos, o crescimento de uma parcela da população em detrimento de poucos. A discussão propõem debater essa situação, tem esse propósito, a inclusão de todos e todas em uma economia verde”, pontua.

O Tratado da Educação Ambiental, o desenvolvimento da economia, e qual a economia a educação quer? São temas a serem abordados durante o 1º Ciclo.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT



Nenhum comentário:

Postar um comentário