sábado, 21 de abril de 2012

Cuiabá/MT - ProJovem promove concurso de paródia


Programa é ofertado em 26 unidades das quatro regionais da Prefeitura de Cuiabá


DA ASSESSORIA


A arte cinematográfica e um concurso de paródias são algumas das estratégias empregadas pelo Programa Projovem Adolescente Cuiabá para a promoção da cultura dos 983 jovens (entre 15 a 17 anos e oito meses) atendidos na capital. O Programa é ofertado em 26 unidades das quatro regionais da Prefeitura de Cuiabá.

As aulas do Programa são realizadas no contraturno escolar. Os participantes permanecem por três horas (após o horário de frequência regular de aula). São desenvolvidas atividades culturais, práticas desportivas e de letramento. O Programa também oferta a Formação Técnica Geral (FTG) visando a qualificação para o mercado de trabalho.

O gerente do Projovem, Ronaldo Noleto, explica que didáticas diferenciadas são empregadas para atingir o público. No concurso de paródias, por exemplo, os temas são livres, entretanto, somente são aceitos trabalhos que despertem a cultura e possibilitem ao participante o despertar para o tema escolhido. ‘Os próprios participantes irão escolher os melhores trabalhos por regionais’, cita Ronaldo, ponderando que a premiação não é o principal motivador da atividade, mas sim despertar a curiosidade sobre a música brasileira, ritmos e histórico. São proibidas as composições que incitem atos de violência e preconceituosos.

“O público-alvo do projeto são jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que as famílias sejam beneficiárias do Bolsa Família, que se encontravam ociosos. O projeto desperta para a inclusão no mercado de trabalho”, cita Ronaldo.

Cinema

Outra prática empregada pela gerência do projeto diz respeito à adoção da arte cinematográfica como ponto de ensejo para discussões. ‘Os alunos escolhem os filmes e os assistem. Na sequência nosso facilitador passa a coordenar uma discussão sobre qual a idéia defendida pela obra´. Toda a dinâmica empregada para as ações é pautada em temas transversais necessários para compreensão da realidade e para a participação social desses jovens. Uma das condicionalidades do Projovem é que o participante mantenha-se regularmente frequentando a escola. Os jovens assistidos pelo projeto social recebem uma bolsa oriunda de transferência de renda federal no valor de R$ 37.

Nenhum comentário:

Postar um comentário