domingo, 15 de abril de 2012

MT- Governo do Estado lança Campanha da Voz

O Governo do Estado lançará na próxima segunda-feira (16.04), a 5ª Edição da Campanha da Voz. O evento ocorrerá às 15h30 no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Cuiabá, e contará com a participação de educadores, estudantes e autoridades. Na ocasião haverá apresentações dos corais estudantis das escolas estaduais Rodolfo Augusto, da Capital, Garcia Neto, de Várzea Grande, e do trio Henrique, Claudinho e Pescuma, que são padrinhos da campanha.

A fonoaudióloga e especialista em voz da Gerência de Qualidade de Vida da Seduc, Célia Regina Tabachi, informa que em 2012 a campanha irá reforçar a importância da prevenção e cuidados no uso da voz. Ela cita ainda que este ano a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz deu início a discussões sobre a saúde vocal dos trabalhadores no Brasil.

Dados da Associação apontam que o aparelho vocal é instrumento de trabalho de 70% dos brasileiros e que o País ocupa o 2º lugar no ranking mundial de incidência de câncer de laringe. “Por isso a Seduc se preocupa com os trabalhadores da Educação e desde 2008 realiza atividades preventivas e de conscientização nas escolas”, disse a especialista.

Célia Regina contou ainda que, em 2011, visitou 40 unidades de ensino em todo o Estado, onde promoveu palestras e reuniões com os professores, com o objetivo de mostrar a importância de se cuidar da voz. “Nessas ocasiões damos dicas dos cuidados que esses profissionais devem ter”, explicou.

Este ano as visitas às unidades de ensino serão reforçadas. Isso porque a "Qualidade de Vida da Seduc" conta com mais um fonoaudiólogo, o servidor Alex Fernando Nassen. “Vamos intensificar as ações orientativas junto aos profissionais do ensino. Com o trabalho preventivo podemos diminuir o absenteísmo (ausência no trabalho) ou os afastamentos para tratamento médico, em função do mau uso da voz”, citou.

Materiais

Durante a atividade de lançamento da campanha, o Estado disponibilizará folders com orientações sobre exercícios que auxiliam no cuidado com a voz. O material também contém dicas sobre os cuidados com o aparelho vocal bem como informações sobre como detectar algum problema na voz. Há previsão de lançamento de camiseta com a logomarca da campanha.

Os materiais orientativos serão enviados para todas as escolas do Estado para auxiliar o trabalho preventivo junto aos educadores e comunidade escolar.



VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário