sábado, 21 de abril de 2012

MT- Secretaria de Cultura realiza Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso


DA Redação

A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e o Sebrae-MT realizam a Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso de 25 de abril a 30 de maio. Sob a curadoria da professora e crítica de arte Ludmila Brandão, a exposição reunirá obras dos artistas Yuri Firmeza, do Ceará, Flávia Vivacqua, de São Paulo, e dos mato-grossenses Adir Sodré e Gervane de Paula.

O lançamento da exposição acontece no dia 25 de abril, às 20 horas, na Galeria da Secretaria de Estado de Cultura, local onde os trabalhos ficarão expostos até o dia 30 de maio. O projeto conta com o apoio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura e tem como objetivo estabelecer um diálogo com outros pontos do país.

Flávia Vivacqua traz ao público cuiabano, dois de seus trabalhos: a instalação performática “Gole d’Água – o cotidiano do sentir” e a trabalho fotográfico “Pegadas”. Yuri Firmeza traz a videoinstalação “Ação 4”. Adir Sodré, a exposição “Sleeping”. E Gervane de Paula expõe “O caso 2 vestidos”.

Segundo Ludmila Brandão há um elo entre as obras que estarão expostas na Conexão Nacional. “Estamos falando de intensidades subjetivas, impossíveis de serem medidas, ainda que plenamente perceptíveis. A arte contemporânea é capaz de provocar intensidades dolorosas, insuportáveis, trágicas, extasiantes, epifânicas, amorosas, delicadas e pacificadoras”, afirma.

Na programação do evento ainda constam outras atividades. São oficinas e palestras que trazem reflexões sobre a arte contemporânea. As atividades serão ministradas por artistas e especialistas em artes visuais.

No dia 21 de abril, das 8 às 18 horas, acontece a oficina “Dispositivos da Imagem e Arte Contemporânea”, no Pavilhão das Artes. Yuri Firmeza visa apresentar e problematizar os novos dispositivos da imagem a partir de referências de artistas, filósofos e teóricos. Entre os temas abordados está a relação entre o cinema e a arte contemporânea.

O seminário “A Conexão Nacional das Artes Visuais com os Negócios” acontece no dia 24 de abril, no Salão Nobre do Palácio da Instrução. Com início às 19 horas o seminário reunirá as palestras “A Cadeia Produtiva das Artes e Suas Conexões”, ministrada por Mônica Novaes Esmanhotto; e “Tendências e Perspectivas do Mercado das Artes Visuais, ministrada por Ana Letícia Fialho; além do painel “Experiências e Debates – conversa com artistas”, que trará Adir Sodré, Gervane de Paula, Flávia Vivacqua e Yuri Firmeza para um bate-papo com o público. A mediação do painel fica por conta de Magna Domingos e de Ludmila Brandão.

Nos dias 26 e 27 de abril, Flávia Vivacqua ministra a oficina “Arte, Ecologia e Movimentos Culturais”. O objetivo é discutir as relações possíveis entre a produção artística, o meio ambiente e o seu contexto hoje. Acontece no horário das 19 às 22 horas, no Pavilhão das Artes.

A Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e do Sebrae-MT e conta com o apoio da Opaktan Consultoria e Assessoria. As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo site www.pavilhaodasartes.com ou pelo telefone (65) 3613-9230.

Nenhum comentário:

Postar um comentário