quarta-feira, 18 de abril de 2012

MT- Biblioteca ganha divulgação internacional


O selo estampa a tradição e a importância histórica da Biblioteca

Guilherme Filho/Secom-MT


Correios lançam selo comemorativo aos 100 anos da Biblioteca Estadual de Mato Grosso em cerimônia no Palácio da Instrução

SECOM-MT


A partir desta quarta-feira (18.04) a Biblioteca Publica Estadual Estevão de Mendonça ganhará o mundo com o lançamento do selo personalizado e o carimbo comemorativo em alusão ao aniversário de 100 anos da instituição. A solenidade, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com os Correios, faz parte das ações para o fortalecimento e divulgação da cultura de Mato Grosso.

O selo estampa a tradição e a importância histórica da Biblioteca com o slogan ‘Um século de Cultura’. O carimbo traz a imagem de um livro aberto e, ao centro, o dizer ‘100 anos de Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça’. A intenção é que a história da biblioteca e seu papel educacional sejam difundidos entre as gerações. “Estamos muito felizes com esta homenagem aos 100 anos da Biblioteca, que é a guardiã de nossas memórias”, afirmou o secretário estadual de Cultura, João Malheiros.

O fortalecimento da cultura é o foco desta ação, conforme o diretor regional dos Correios, Nilton Nascimento. Ele explicou que o carimbo comemorativo será utilizado nas correspondências por 30 dias e depois passará a compor o acervo do museu postal dos correios, como peça de referência em pesquisas históricas. “O selo e o carimbo vão divulgar Mato Grosso para o Brasil. A população vai conhecer mais a biblioteca e isso fortalece a cultura e preserva nossa memória”, afirmou Nascimento.

Durante a cerimônia o secretário estadual de cultura e o diretor regional dos Correios participaram do primeiro ato de obliteração (ato de carimbar), que simbolizou o lançamento do selo. Uma placa em homenagem aos cem anos da instituição foi inagurada para ficar em exposição na Biblioteca. Na ocasião também foi realizada a premiação do concurso que escolheu a logo marca comemorativa ao centenário da instituição. O vencedor foi o publicitário Carlos Lima que disse estar muito satisfeito de participar da história da biblioteca.

O lançamento do selo causou alvoroço entre os colecionadores de selo da Capital. O presidente do Clube Filatélico de Cuiabá, Rubens Fábio Matos, comemorou o lançamento do selo e do carimbo. “O selo é uma aula de cultura e geografia. Ele eterniza a história e a cultura da cidade”, afirmou.

História

A Biblioteca Pública Estadual foi criada em 26 de março de 1912, no governo do presidente Joaquim Augusto da Costa Marques. A unidade recebeu o nome do historiador Estevão de Mendonça, primeiro diretor da instituição. Além do seu acervo de aproximadamente 90 mil livros, de literatura regional e outros temas, há uma sala especialmente dedicada às obras raras de Mato Grosso. É a maior biblioteca pública do Estado, que coordena todas as outras bibliotecas públicas municipais.

A coordenadora da instituição, Salime Daige Marques afirma que há 100 anos a Biblioteca faz seu papel de proporcionar o acesso dos livros para a sociedade. O espaço cultural acompanhou o desenvolvimento da sociedade e alia a tecnologia aos livros com a instalação do laboratório de informática. “O selo e o carimbo são para que toda a sociedade conheça Estevão de Mendonça e a biblioteca. Estes conhecimentos farão um intercâmbio com o mundo”, afirmou Salime.

Entre outras autoridades presentes, também participaram da solenidade a neta de Estevão de Mendonça, Adélia Maria Badre de Mendonça; o secretário Adjunto de Cultura, João Laino e a secretária Adjunta de Políticas Especiais do Esporte, Janete Oliveira de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário