quarta-feira, 18 de abril de 2012

Governador avança discussão para trazer curso de Medicina para cidades-polo de MT

Mais três cidades-polo de Mato Grosso deverão oferecer curso de Medicina, disse o governador Silval Barbosa após se reunir com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta quarta-feira (18.04), em Brasília. Outras pautas também foram tratadas durante a audiência, mas o governador destacou principalmente os avanços nas discussões para implantar o curso em mais três municípios do Estado.

Silval lembrou que o Estado já conseguiu com sucesso levar o curso de Medicina para a Unemat em Cáceres. Agora, o objetivo é inaugurar o curso também nas cidades de Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis. “Viemos pedir que o ministro Mercadante priorize o nosso pedido”. Segundo Silval, a discussão para os municípios de Sinop e Várzea Grande já estão bastante avançadas.

Sobre isso, o reitor da Unemat, Adriano Silva disse que um Estado com o tamanho de Mato Grosso precisa de mais cursos de Medicina. “Mato Grosso é um Estado de dimensões continentais e nós temos uma grande carência de médicos no interior do Estado”. Com o começo das aulas na Unemat de Cáceres, serão três cursos de Medicina em todo o Estado.

As outras pautas discutidas foram a complementação do programa de transporte escolar e a climatização de salas de aula. “Atualmente o Estado tem 10 mil salas de aula que precisam ser climatizadas, para melhorar a sua infraestrutura”, lembrou.

O governador também pediu ao ministro Aloizio Mercadante, para que a Unemat seja incluída no programa de Ensino à Distância. Assim, ele espera que todos os 141 municípios de Mato Grosso possam contar de um a três cursos superiores, por meio do Ensino á Distância.

Também acompanharam o governador durante a audiência no Ministério da Educação (MEC), os secretários de Educação, Ságuas Moraes; de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo; de Ciência e Tecnologia, Auréa Regina Alves; os senadores Jayme Campos e Blairo Maggi; os deputados federais Wellington Fagundes, Pedro Henry e Eliene Lima, e o deputado estadual Airton Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário