domingo, 15 de abril de 2012

MT- Pronatec abre pré-inscrições nesta segunda-feira, 16 de abril

A partir de segunda-feira (16.04), as pré-inscrições para os Cursos Técnicos e de Formação Inicial Continuada (FIC) ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já podem ser realizadas. Em 2012, Mato Grosso ampliou a oferta de 23 para 91 municípios, expandindo em 295% o atendimento. O Programa, realizado em parceria com o Governo Federal, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sistema S e Institutos Federais de Educação registra hoje seis mil matrículas.

O Pronatec oferta 16.365 vagas para as 40 opções do FIC (programa com carga horária mínima de 160 horas) e outras 20 possibilidades para os Cursos Técnicos (com carga horária mínima de 800 horas). Podem se inscrever os estudantes da rede pública de ensino matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou que estejam matriculados na Educação de Jovens e Adultos (Ensino Médio).

Também a partir da próxima semana uma equipe de profissionais da coordenadoria de Ensino Médio cumprirá uma agenda de visitação aos municípios de Rondonópolis, Barra do Garças e Primavera do Leste. “Nossa meta é a de prestar orientações aos diretores, assessores pedagógicos, ajudar na divulgação sobre a oferta’, explica Elissandra Vaz Curvo, coordenadora do Pronatec na Seduc. Ela pontua que o próximo município a ser visitado será Sinop (na região Norte do Estado).

Propostas

Conforme Elissandra, há possibilidade de que os municípios de Cáceres e de Nova Xavantina passem a ofertar o curso técnico de mineração. ‘Já foram realizadas as solicitações e agora iremos averiguar as condições para esse atendimento”.

Outra proposta a ser implementada - ainda em 2012 - trata-se do atendimento as demandas do público matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em razão da impossibilidade de freqüentar as aulas nos períodos matutinos e vespertinos, por estarem inseridos no mercado de trabalho estuda-se a criação de turmas específicas (com aulas aos finais de semana ou em horários alternativos).

Pré-inscrição

Par fazer a pré-inscrição basta que o aluno do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos requisite à administração escolar a ficha de pré-cadastro. Após o preenchimento ela deve ser devolvida a unidade escolar que realizará o encaminhamento à Assessoria Pedagógica do respectivo município. Em caso do número de pré-inscritos ser maior que a oferta de vagas (Curso Técnico ou FIC) será realizado um desempate, onde critérios como a assiduidade escolar e a idade (defasagem idade/série) serão condicionalidades para a escolha.

Elissandra relembra que a matrícula deve ser confirmada na unidade ofertante e, nos casos dos estudantes com 18 anos incompletos, é obrigatória a presença dos pais ou de um responsável no ato da matrícula.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT




Nenhum comentário:

Postar um comentário