quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Melhores escolas de MT estão no Interior, diz o MEC

Levantamento do Ideb aponta melhores colégios públicos; Querência e Juara são destaquesDivulgação

Ministério da Educação classifica escola de Juara como uma das melhores do Brasil
KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO


Os municípios de Querência e Juara possuem as melhores escolas públicas de Mato Grosso. Dados do Ideb (Índice da Educação Básica) de 2011, estudo realizado pelo Ministério da Educação e Cultura, avaliou as escolas públicas em todo o país.

O ranking foi divulgado na terça-feira (14). Foram avaliadas escolas que oferecem aulas nos dois ciclos do ensino, o Básico (do 1º ao 5º ano), e o Fundamental (do 6º ao 9º ano).

Em Mato Grosso, na avaliação do Ensino Básico, a Escola Estadual Querência obteve a nota mais alta - 6,9.


Já no Ensino Fundamental, a Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, de Juara, obteve a melhor nota - 6,3.


No Ensino Básico, atrás de Querência, aparecem as cidades de Juara e Lucas do Rio Verde (confira tabela abaixo).

As avaliações do Ensino Fundamental, atrás de Juara, as melhores notas foram obtidas por escolas de Tangará da Serra e Campo Verde.

Proposta diferenciada

A educadora Helena Rosa Pimentel Batelo trabalha há 25 anos na Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, de Juara, e pela quinta vez ocupa o cargo de diretora da unidade. Helena atribuiu a boa média da escola, obtida na avaliação do Idep, à proposta diferenciada e compromisso com a educação.

“A nossa proposta pedagógica é baseada em uma carga horária de 800 horas aulas, distribuídos em 200 dias letivos. Preparamos o filho do trabalhador, que merece uma educação pública e de qualidade. É gratificante ver que a nossa escola, localizada no interior do Estado, recebeu as melhores notas”, disse.

Helena informou que a escola desenvolve projetos educacionais que fazem a diferença. “Temos aulas de educação ambiental, projetos de incentivo a leitura, além da participação da família, que é primordial para garantir uma educação de qualidade, dentro e fora das salas de aulas. A nota da escola reflete o nosso compromisso com a educação”, pontuou a diretora.

Idep

O Ideb é um indicador geral da Educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.

Confira reportagem completa sobre o assunto no UOL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário