quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Resolução de Problemas como Principal Metodologia de Ensino na Matemática

Seduc\MT
quinta-feira, 08 de março de 2012


O ensino da Matemática é um fator muito importante na construção da cidadania dos indivíduos, na medida em que a sociedade se utiliza cada vez mais de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. Nesse sentido a Matemática escolar deve estar ao alcance de todos, não deve ser considerada como algo pronto e acabado, mas sim a construção e a apropriação de um conhecimento que irá auxiliá-lo na compreensão e transformação de sua realidade.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1997, p.51)preveem que o ensino da Matemática deve explorar a intuição e a dedução dos alunos além de demonstrar a importância da disciplina no dia-a-dia.

Assim sendo, é importante que os alunos se sintam seguros quanto a sua aprendizagem e se tornem capazes de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo desse modo sua autoestima, procurando sempre soluções para os problemas propostos, aprendendo a agir de maneira cooperativa, respeitando sempre o modo de pensar dos demais colegas e também aprendendo com eles.

É de fundamental importância que o professor através do preparo de suas aulas de Matemática tenha a resolução de problemas como foco principal, pois, os objetivos principais da resolução de problemas é fazer o aluno pensar produtivamente, desenvolver o raciocínio, ensinar o mesmo a enfrentar situações novas, dar ao aluno a oportunidade de se envolver coma às aplicações matemáticas, equipá-lo com estratégias para resolver problemas e tornar as aulas mais interessantes e desafiadoras.

O grande matemático George Polya foi o primeiro a se interessar pela arte da resolução de problemas e criou um roteiro muito importante para solucionar um problema seja ele matemático ou não. A primeira etapa consiste em compreender o problema, compreensão essa que só acontece depois de uma ou várias leitura, onde é muito importante que os dados do problema sejam anotados. A segunda etapa se refere a elaborar um plano, ou seja, analisar que estratégia se deve realizar, verificar se já realizou algo semelhante anteriormente e buscar resolver o problema por partes caso seja muito complexo. A terceira etapa consiste em executar o plano, desenvolver todos os cálculos necessários para executar as estratégias pensadas. A quarta e última etapa se refere ao retrospecto ou verificação, onde o proposito é examinar se a solução obtida está correta ou não.

O assunto resolução de problemas é muito importante para desenvolver o raciocínio lógico matemático, pois, desperta muito mais o interesse e a curiosidade do aluno quando as situações são referentes ao seu próprio cotidiano, as aulas se tornam mais interessantes e muito mais participativas.

De acordo com Lorenzato (2006, p.27):

Ninguém vai a lugar algum sem partir de onde está, toda a aprendizagem a ser construída pelo aluno deve partir daquela que ele possui, isto é, para ensinar é preciso partir do que ele conhece, o que também significa valorizar o passado do aprendiz, seu saber extraescolar, sua cultura primeira adquirida antes da escola, enfim, sua experiência de vida.

Deste modo o professor deve valorizar o conhecimento prévio do aluno, buscando aproximar o saber escolar do universo cultural em que o mesmo se encontra inserido. Lembrando que a valorização desses saberes é muito importante para a superação de preconceitos e socialização entre aluno-professor e aluno-aluno.

Ensinar a Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. É necessário que o aluno saiba que a utilidade da Matemática ultrapassa os muros da escola.

Autora: Professora Licenciada em Matemática: Sirlene Aparecida Henrique

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