segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Escola de Mato Grosso



Escola de Santa Carmem/MT  exercita cidadania e cuidados com meio ambiente Cidadania e Educação Ambiental.

Pautada nesses dois pilares cerca de 70 estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Santa Carmem (a 535 km de Cuiabá) desenvolvem o projeto “Minha Árvore, Minha Vida”. Sessenta mudas de árvores nativas e outras 10 mudas de árvores frutíferas foram plantadas ao redor da unidade escolar.

A ação é realizada com estudantes (do 1º e 2º ano) do Ensino Médio na primeira semana do ano letivo. Para a execução do projeto, explica à diretora da unidade escolar, Ana Fátima Bremide, foram propostas atividades nas áreas de Linguagem, Ciências da Natureza e também Exatas. “Fizeram pesquisas, escreveram sobre os resultados, além de estudarem o que necessitavam para o desenvolvimento da planta”.

Já na área de Exatas, os alunos calcularam e demarcaram qual o perímetro ideal para o desenvolvimento das mudas. D urante os próximos dois anos cada um dos alunos envolvidos no projeto terá a incumbência de acompanhar e tratar (adubar, regar) sua árvore. Cada uma delas ganhou o nome do estudante responsável.

Cada muda ganhou um cercado de madeira reutilizada para evitar acidentes. A direção da escola empregou recursos do primeiro repasse do Programa Dinheiro na Escola (PDE) e investiu cerca de R$ 2 mil para a confecção das cercas. Para a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Mato Grosso, Gisele Gomes, iniciativas como essa são de extrema valia. “É interessante o desenvolvimento quando o trabalho reúne elementos interdisciplinares”.

Ela ainda completa “esse chamado aos alunos, a comunidade sobre a questão da arborização, o acompanhamento do ciclo reprodutivo da planta, o trabalho envolvendo o corpo docente é uma importante contribuição ao meio ambiente”. PATRÍCIA NEVES Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário