quinta-feira, 3 de março de 2011

Notícia da Seduc/MT

Escolas receberão orientativo sobre boas práticas de uso de bibliotecas


A Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE) - ligada à Superintendência de Educação Básica (Sueb) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) - finaliza um ‘Caderno Orientativo de Boas Práticas para Bibliotecas Escolares’. O projeto, elaborado desde o ano passado, irá auxiliar as práticas de uso da biblioteca escolar.

A responsável pelo projeto de Biblioteca Escolar na Seduc, Telma Peres, explica que foram traçados cinco eixos de trabalho. O primeiro trata do desenvolvimento do agente de biblioteca. O segundo traça o planejamento das ações da biblioteca escolar e o projeto político pedagógico da Escola. O terceiro atua junto a formação de leitores e o envolvimento dos pais e da comunidade; o quarto trata da atuação de intervenção pedagógica da escola e na melhoria da aprendizagem dos alunos.

O último ponto trata da organização do espaço da biblioteca escolar quanto ao espaço físico, mobiliário, acervo, prestação de serviços e registro.
Esse trabalho contou com a consultoria de Luciléia Rosa, graduada em biblioteconomia e que atua junto a Escola Estadual Professora Renilda Silveira Moraes e pela professora mestre Marisa Inês, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Rondonópolis.

Outra novidade para 2011 será a implantação do ‘Módulo Biblioteca’, dentro do Sistema de Gestão Educacional, que é o programa empregado para a administração escolar desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Seduc. “Como esse módulo teremos um verdadeiro espelho das bibliotecas. Vamos saber quais são as obras disponibilizadas, teremos um grande banco de dados de obras e a partir daí todos os responsáveis irão abastecê-lo com essas informações”, explica Telma.

Ela cita que os pólos pilotos para implantação do sistema ainda estão sendo definidos, mas a previsão é a de que ainda no primeiro semestres os primeiros testes sejam desenvolvidos. Posteriormente, irão começar as capacitações o manuseio da nova ferramenta.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário