quarta-feira, 2 de março de 2011

Educação de Jovens e Adultos



Pelo direito de aprender por toda a vida!

A Ação Educativa tem uma larga tradição de trabalho na área da Educação de Jovens e Adultos (EJA), atuando em várias linhas: elaboração de propostas pedagógicas, materiais didáticos e outros subsídios; formação de educadores e avaliação de programas, pesquisa e monitoramento de políticas públicas, participação em redes e fóruns.

A coleção Viver, Aprender, obra didática voltada à alfabetização e educação básica de jovens e adultos, é um dos destaques da área. Seus livros já foram foram utilizados como apoio à escolarização de milhões de jovens e adultos, tratando de temas atuais e relevantes para esse público. A coleção procura traduzir, na forma de propostas didáticas, a experiência de sala de aula e de formação de educadores que sua equipe vem acumulando há mais de duas décadas.

Ao lado da atuação no plano pedagógico, a Ação Educativa realiza pesquisas sobre as políticas de EJA no país e sobre as condições de alfabetização da população brasileira. Publica um boletim mensal com as principais novidades e debates sobre as políticas públicas. Coloca tais conhecimentos a serviço da luta pela ampliação das oportunidades educacionais de jovens e adultos e do aperfeiçoamento dos programas educacionais a eles destinados. Faz isso também participando de campanhas, redes e fóruns que monitoram as políticas públicas, interagem com os poderes executivos, legislativo e judiciário e promovem o intercâmbio entre educadores.

Todas essas ações orientam-se pelo princípio de que a educação é um direito humano de todas as pessoas, independentemente da faixa etária. Querer e poder aprender ao longo de toda a vida é para nós um valor que devemos afirmar em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário