quinta-feira, 3 de março de 2011

Ensino Superior

Projeto prevê campus da UFMT em Lucas

Da Assessoria

O município de Lucas do Rio Verde poderá ganhar um campus da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). É o que prevê projeto de Lei de autoria do deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT) apresentado na semana passada.

Pelo projeto, o novo campus beneficiaria toda a região, considerada uma das mais produtivas de Mato Grosso, com índices de crescimento econômico que chegam a 10% ao ano. “Existe a determinação da UFMT em ampliar e interiorizar sua área de atuação”, lembra Wellington.

O projeto autoriza o governo federal a criar o campus, que terá a responsabilidade de oferecer cursos de graduação e desenvolver a pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento.

Hoje, a UFMT oferece, em seus quatro campi, 55 cursos de graduação, 30 de especialização, 12 de mestrado e 03 de doutorado. “O campus vai incrementar ainda mais o desenvolvimento de Lucas e região”, avalia o parlamentar.

Emancipado em 1987, Lucas do Rio Verde nasceu de um projeto de assentamento do Incra. Hoje, está com 50 mil habitantes e receberá as obras de implantação de um dos terminais de cargas da Ferrovia de Integração Latino-Americana. Além disso, a conclusão da pavimentação da BR-163 até Santarém vai viabilizar novas alternativas de escoamento da produção agrícola.

A reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, confirma a intenção do governo federal em consolidar o programa de ampliação dos campi das universidades federais até o final de 2011. Ela acredita que a partir de 2012, o governo federal defina novas ampliações e o trabalho dos deputados federais em indicar quais as cidades a serem beneficiadas é fundamental.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, avaliou como “muito boa” a iniciativa do deputado federal Wellington Fagundes. “A cidade está crescendo muito e os jovens continuam obrigados a deixar Lucas pra estudar fora”, conta.

Um exemplo é Sirlei Amaro. Ela concluiu o segundo grau e quer fazer uma faculdade. “Quero fazer Biologia, mas não temos esse curso aqui em Lucas”, diz. Sem condições de estudar em outra cidade, Sirlei espera ver o projeto do deputado Wellington Fagundes virar realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário