quinta-feira, 3 de março de 2011

Estudante

Dicas para recomeçar os estudos

- Verifique os boletins de desempenho dos vestibulares que você fez. Identifique quais são as disciplinas em que suas notas foram mais baixas. Depois, pelo gabarito das provas, tente notar quais conteúdos merecem mais atenção.


- Depois, reflita sobre seus métodos de estudo. Será que a leitura e a resolução de exercícios estão sendo mesmo eficientes? Será que fazer resumos enquanto estuda pode trazer melhores resultados? Esse é também um processo de autoconhecimento.


- É hora de definir também se você vai se preparar sozinho ou com a ajuda de professores. Sem cursinho, é mais difícil tirar dúvidas e pedir orientações. Hoje, há opções para todos os bolsos, inclusive cursinhos gratuitos. Procure oportunidades.


- Cursinhos populares: não são gratuitos, mas têm mensalidades mais baratas. Em quase todas as cidades há opções como essa. Uma pesquisa na internet pode ajudá-lo a encontrar um pré-vestibular nesses moldes.


- Bolsas de estudo: há inúmeros cursinhos tradicionais, pagos e até bem caros que oferecem concursos para bolsas integrais e parciais de estudo. Nesse período, ainda é possível encontrar inscrições abertas para muitos deles.


- Cursinhos pagos: conheça as instalações, métodos de ensino, serviços oferecidos por vários para escolher um que atenda suas expectativas. Muitos têm monitores à disposição dos alunos, aulas extras de revisão e materiais incluídos na mensalidade.


- Pela internet: há preparatórios que oferecem aulas e materiais via web. Há opções gratuitas e pagas, em geral, com preços mais baixos. Se você prefere estudar em casa e sem horários fixos, essa pode ser uma boa opção.


- Só algumas disciplinas: se você acha que já aprendeu todo o conteúdo de português, por exemplo, e que perderá tempo nessas aulas pode pensar na possibilidade de fazer cursinhos de disciplinas específicas, oferecidos por inúmeros preparatórios do País.


- Qualquer que seja sua escolha, organize seus estudos. As aulas por si só não serão suficientes para que você esteja preparado para o vestibular. Rever a matéria sozinho é essencial para garantir que os conteúdos serão de fato aprendidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário