sábado, 12 de março de 2011

Ipea

Brasileiro avalia melhoria no setor da educação pública, diz Ipea

De Brasília - Vinícius Tavares
 
 
A percepção geral do brasileiro é de que houve melhoras na educação pública nos últimos anos. No entanto, 71% deles desconhecem a existência dos conselhos escolares no Brasil. O trabalho é resultado do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips), divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília.

De modo geral, a percepção de 48,7% dos entrevistados é de que a educação pública melhorou. Para 27,2%, não houve mudanças e 24,2% acreditam que houve piora. Apenas 12,1% acham que a educação melhorou bastante. Por outro lado, aqueles que acham que piorou bastante representam 13,1%.

A pesquisa mostra que as mulheres são mais exigentes em relação aos homens. Entre os homens, 51% consideraram que a educação melhorou, enquanto entre as mulheres este percentual ficou em 46,6%.

Em relação à faixa etária, os mais velos foram os que apresentaram a menor aprovação. Apenas 44,1% dos entrevistados com mais de 54 anos acham que a educação melhorou. O maior percentual (53,1%) ficou com aqueles com idade entre 35 a 44 anos.

O objetivo do levantamento foi captar a opinião e a avaliação da população brasileira sobre políticas e serviços públicos na educação. Para tanto, foi aplicado um questionário com 21 questões objetivas para 2.773 pessoas em suas residências, em todo o Brasil, no período de 3 a 19 de novembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário