terça-feira, 8 de março de 2011

Qualificação Profissional

Cuiabá quer qualificar 5 mil pessoas em 2011 para Copa
De Brasília - Vinícius Tavares
 Reprodução Cuiabá pretende qualificar cerca de cinco mil pessoas até o final de 2011 através do programa Qualifica Cuiabá. A exemplo do Governo do Estado, que desenvolve o programa Qualifica Mato Grosso, a prefeitura de Cuiabá inicia preparativos em busca da qualificação profissional com vistas à realização da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o secretário municipal do trabalho e desenvolvimento econômico, Dilemário Alencar, a prefeitura busca parcerias com os governos federal e estadual e com a iniciativa privada para desenvolver programa permanente em diversas áreas da educação profissional.

“Queremos, através destas parcerias, oferecer cursos em diversas áreas, como cursos de idiomas para os serviços como transporte, hotelaria, restaurantes e guias turísticos. Esta iniciativa visa a Copa do Mundo, mas pretende se tornar permanente”, disse Dilemário, que este recentemente em Brasília para apresentar suas propostas ao ministro do Trabalho, Carlos Luppi (PDT).

Outra ação da prefeitura é a transformação da atual estrutura do Sistema Nacional do Emprego (Sine) de Cuiabá em um centro de apoio ao trabalhador que, segundo Dilemário, será um espaço destinado a orientação profissional e intermediação de mão de obra.

“Será uma espécie de Sina, onde queremos orientar as pessoas a fazer uma carta de apresentação, produzir um currículo e ajudar os candidatos a uma vaga no mercado de trabalho a participar de dinâmicas de grupo”, destacou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário