segunda-feira, 7 de março de 2011

Para pensarmos sobre ...................

Faxina no quarto... Faxina na vida...

Vi esta frase no perfil do MSN de minha afilhada. Ela havia tirado aquele dia para fazer uma faxina geral no seu quarto. E enquanto fazia a faxina no quarto também fazia uma faxina na vida.

Comentei com ela que Drummond tinha um poema que falava bem isso. E ela disse: É mesmo? Tem ele aí? Manda pra mim, madrinha...

Corri mais que prontamente ao Google e num piscar de olhos mandei o poema para ela: Recomeçar – Carlos Drummond de Andrade.

Ela ao receber disse-me: é lindo! – lindo mesmo, lindo demais – disse-lhe como se estivesse revelando uma porção alquímica com o segredo da felicidade. Aquele poema já havia me inspirado em muitos momentos que precisei ter a coragem pra recomeçar. Não foram poucos os momentos. E, hoje estava indicando esta porção mágica à minha afilhada.

Quantas e quantas vezes tivemos que recomeçar. Começar tudo de novo. Abrir uma nova página. Arrancar. Amassar e jogar fora páginas passadas. Quem ainda não disse para si mesmo: Levanta. Sacode a poeira e dá volta por cima.

Quem não sofreu por amor que atire a primeira pedra. Quem não se dedicou inteiramente a alguém e este alguém simplesmente um dia repentinamente, pede para deixá-lo em paz.

Quem não perdeu alguém que ama que passou a brilhar na constelação eterna? Um sentimento indizível...! Uma saudade infinita...! Só quem já passou é capaz de compreender tal sentimento.

Quem nunca se sentiu sozinho em meio a uma multidão? Bastava um olhar, um sorriso, uma palavra tua. Mas, sabia que nunca mais voltaria, nunca mais a teria.

Quantas e quantas vezes fazemos promessas a nós mesmos de mudança de vida e não conseguimos cumpri-las.

Quantas vezes até escrevemos atitudes a serem assumidas por nós. Mas, elas não saem do papel.

Quando tiramos para fazer uma faxina geral, tudo isto vem à tona: Nossos entulhos, nosso lixo mental, nossas bugigangas. É preciso paciência e decisão. É preciso separar, selecionar. O que for possível reciclar, levar a uma usina de reciclagem. O que não for, jogar fora.

Outro exercício a ser feito é perceber de onde veio tanto lixo. Descobrir formas de manter maior energia: evitar o desperdício, trocar lâmpadas, não pegar sacolas de plásticos no supermercado, desligar a torneira ao escovar os dentes...

Quanta metáfora do cotidiano. Numa faxina da vida jogue fora tudo que te faz mal, que atrapalha tua felicidade. Escolha ser feliz. Junte somente o que te faz feliz. Nunca junte entulhos. Não acumule lixo de maneira alguma. Ele sempre faz um tremendo mal.

Não tenha medo de fazer quantas faxinas se fizer necessário por dia, por semana, por mês, por ano. Limpe sua casa. Não deixe que os ratos te surpreendam catando lixo em tua casa. Não deixe que as baratas passeiem nos corredores.

Mantenha tua casa sempre limpa, onde as borboletas possam vir e pousar serenamente. Mantenha sua vida sempre arejada, limpa, clara, com um cheirinho leve e suave de jasmim.

Maria Veroni Martins,
Taguatinga - TO - por correio eletrônico
Endereço eletrônico: teluade.vero@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário