segunda-feira, 7 de março de 2011

Notícia -Creche

Mais de 70 crianças estão na lista de espera em creche em Tangará
Fabíola Tormes
de Tangará da Serra

Atendendo crianças de todos os bairros da região, a Creche Municipal Tia Lina, localizada na Vila Esmeralda, em Tangará da Serra, antes mesmo do início das aulas, já tem uma lista de espera com aproximadamente 70 crianças. Atualmente, a unidade atende 160 alunos, sendo 64 em período integral, em cinco salas de aula.

De acordo com a coordenadora da Creche Tia Lina, Lindinalva de Araújo Zimmerman, a escola necessita de melhorias (algumas serão sanadas esta semana com os trabalhos de pintura, reforma do parque infantil e troca de forro do banheiro), porém, a maior preocupação é atender esses alunos que hoje estão na fila de espera.

E esse problema, segundo a coordenadora, pode ser resolvido com a reforma de duas salas ociosas ao lado da creche, que antes pertenciam à Secretaria Municipal de Saúde. “Solicitamos esse espaço que antes era da Secretaria de Saúde e conseguimos. Agora falta apenas iniciarmos a reforma e assim atenderemos essas crianças que estão na fila de espera”, contou, res-saltando que a partir do momento que as salas estiverem em funcio-namento, a creche ofertará mais 80 vagas, sendo 40 em cada período.

Outro problema enfrentado na creche, além da falta de vagas, são as ruas de acesso à unidade. Muita lama, no período de chuva, e poeira na seca. Agora, nesse período de chuva, é quase impossível entrar na creche sem pisar em poças de água e lama que se formam, além das grandes crateras formadas na rua lateral. “Já enviei vários ofícios solicitando que arrumassem as ruas, mas até hoje nada foi feito”, reclamou a coordenadora.

A Creche Tia Lina atende crianças de 1 a 5 anos, onde a maior demanda é no maternal II e III. Em sua estrutura a unidade possui ainda, além das cinco salas de aula, secretaria e sala dos professores, cozinha, refeitório, despensa e almoxarifado.

A creche foi inau-gurada no dia 13 de julho de 1991, com o nome de Creche Nazaré, porém, em dezembro de 1995 passou a funcionar como órgão integrante do Depar-tamento de Assistência à Infância, da Secretaria Municipal de Ação Social e, em dezembro de 1996, passou a se chamar Creche Municipal Tia Lina, uma homenagem a Zuelina Cadete da Fonseca, uma mulher de garra, coragem e doação, que deixou testemunhos de fé, amor e dedicação às pessoas menos favorecidas que acredi-tavam nos remédios caseiros que ela sabia preparar e receitar.

Natural de Minas Gerais, foi em Tangará da Serra, no ano de 1968, que Tia Lina iniciou sua obra social preparando garrafadas e distribuindo-as aos doentes da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário