terça-feira, 29 de março de 2011

Formação de Professor

10 competências para ensinar

Competências mais específicas a serem trabalhadas em formação contínua
1. Organizar e animar situações de aprendizagens
· Conhecer, em uma determinada disciplina, os conteúdos a ensinar e sua tradução em objetivos de aprendizagem.· Trabalhar a partir das representações dos alunos.· Trabalhar a partir dos erros e obstáculos à aprendizagem.· Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas.· Comprometer os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.

2. Gerir a progressão das aprendizagens
· Conceber e gerir situações-problema ajustadas aos níveis e possibilidades dos alunos.· Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino primário.· Estabelecer laços com teorias subjacentes às atividades de aprendizagem.· Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, segundo uma abordagem formativa.· Estabelecer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.

3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação
· Gerir a heterogeneidade dentro de uma classe.· Ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto.· Praticar o apoio integrado, trabalhar com alunos em grande dificuldade.· Desenvolver a cooperação entre alunos e certas formas simples de ensino mútuo.

4. Implicar os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho
· Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com os conhecimentos, o sentido do trabalho escolar e desenvolver a capacidade de auto-avaliação na criança.· Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos (conselho de classe ou da escola) e negociar com os alunos diversos tipos de regras e contratos.· Oferecer atividades de formação opcionais, à Ia carte.· Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.

5. Trabalhar em equipe
· Elaborar um projeto de equipe, representações comuns.· Animar um grupo de trabalho, conduzir reuniões.· Formar e renovar uma equipe pedagógica.· Confrontar e analisar juntos situações complexas, práticas e problemas profissionais.· Administrar crises ou conflitos entre pessoas.

6. Participar da gestão da escola
· Elaborar, negociar um projeto da escola.· Gerir os recursos da escola.· Coordenar, animar uma escola com todos os parceiros escolares, (bairro, associações de pais, professores de língua e cultura de origem).· Organizar e fazer evoluir, dentro da escola, a participação dos alunos.

7. Informar e implicar os pais
· Animar reuniões de informação e de debate.· Conduzir entrevistas.· Implicar os pais na valorização da construção dos conhecimentos.

8. Utilizar tecnologias novas
· Utilizar softwares de edição de documentos.· Explorar as potencialidades didáticas do softwares em relação aos objetivos das áreas de ensino.· Promover a comunicação a distância através da telemática.
· Utilizar instrumentos multimídia no ensino.

9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
· Prevenir a violência na escola e na cidade.· Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.· Participar da implantação de regras da vida comum envolvendo a disciplina na escola, as sanções e a apreciação de condutas.· Analisar a relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em classe.· Desenvolver o sentido de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.

10. Gerir sua própria formação contínua
· Saber explicitar as próprias práticas.· Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua.· Negociar um projeto de formação comum com colegas (equipe, escola, rede).· Envolver-se nas tarefas na escala de um tipo de ensino ou do DIP.· Acolher e participar da formação dos colegas.

Philippe Perrenoud

Claudia Correa

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