sexta-feira, 1 de abril de 2011

Notícia da Seduc/MT

Seminário dá o primeiro passo na implantação da cultura de paz nas escolas

A melhoria nas condições de trabalho, investimentos na estrutura física das escolas e formação continuada para os profissionais da Educação são ações necessárias para a prevenção aos atos de incivilidade e violência escolar. Essas conclusões foram tiradas pelos participantes do Seminário: “Desafios e perspectivas de uma prática sociopedagógica para o Estado de Mato Grosso”, que ocorreu durante três dias no auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em Cuiabá, com parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Para o professor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Marcos Antonio Santos, o seminário serviu como “um primeiro passo” dentro da proposta da Seduc de promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar. Santos foi o principal palestrante do evento, e entre os temas abordados ele apresentou sua experiência no processo educacional dos jovens e adolescentes em conflito com a lei, no estado fluminense.

“Nosso foco no seminário foi discutir e propor coletivamente a melhoria das ações educacionais que visam promover a reintegração na sociedade dos alunos que estão nos Centros Socioeducativos aqui do Estado. Porém, a promoção da cultura de paz e as medidas de prevenção à violência escolar são mais amplas. O principal objetivo é evitar que os menores pratiquem atos que os levem aos Centros”, explicou.

PROVEITO – A professora de educação física da rede estadual, Ana Carolina Moreira, participou dos três dias de evento. “A partir de agora vou procurar desenvolver com os alunos temáticas voltadas a promoção da paz”, disse a educadora que há cinco anos desenvolve aula de dança com os 130 estudantes da Escola Estadual Menino do Futuro, localizada no Centro Socioeducativo de Cuiabá (antigo Pomeri).

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Um comentário:

  1. Primeiramente quero parabenizar a Professora Iza Saliés pela criação do blog . Com relação a temática discutida é um assunto que deverá ser debatido com toda sociedade porque está tornando uma situação muito seria e stressante para quem lida diretamente com a situação

    ResponderExcluir