quarta-feira, 30 de março de 2011

MT na etapa nacional do Soletrando

Estudante de Aripuanã participa da etapa nacional do Soletrando

Assessoria/Seduc-MT

Caroliny Candiatto, aluna selecionada para o soletrando

A aluna da Escola Estadual São Francisco de Assis, em Aripuanã, Caroliny Candiatto, 14 anos, é a representante mato-grossense do concurso Soletrando 2011, do Programa Caldeirão do Huck, que vai ao ar no próximo dia 02 de abril, pela Rede Globo de Televisão. A garota que cursava a 7ª série (determinação do concurso para a inscrição), em 2010, concorreu com outros 25 estudantes da rede pública de ensino do Estado e saiu vitoriosa após 17 etapas, na fase regional, ao soletrar corretamente a palavra auxílio.

Na etapa nacional, Caroliny disputará a vaga com outros oito representantes das regiões Sul e Sudeste, e do próprio Centro Oeste (Mato Grosso do Sul). A estudante tem se preparado para a competição. Segundo ela, foi presenteada pela Prefeitura do Município com exemplares de dicionários e livros sobre as novas regras ortográficas. “Estou estudando bastante”, diz.

A preparação de Caroliny é um reforço maior no próprio potencial. Conforme a professora de Língua Portuguesa da Escola Francisco de Assis, Roseli de Vargas Witcel, ela é disciplinada e uma excelente aluna. “Todos os dias incentivo a prática da leitura. Eu mesmo leio contos para os estudantes. Porém, muitos, assim como Caroliny, vão além e buscam a leitura extraclasse”.

Caroliny é firme ao dizer que não basta ir para a escola, o estudo e a leitura devem ser praticados diariamente. Participar do Soletrando é a realização de um sonho da menina. Sempre assistiu ao programa e dizia que queria participar. Foi com dedicação e esforço que foi aprovada na seleção interna da escola.

“Tínhamos o jogo do Soletrando no computador da escola. Era muito procurado pelos estudantes e até professores. Foi quando, junto com outra professora, realizamos o concurso na escola e resolvemos participar da competição nacional”, relata a professora Roseli.

A mãe de Caroliny, Sandra Ferreira Candiatto, se diz orgulhosa da menina pela determinação e por ela ter realizado um sonho. “Desde pequena ela diz que queria participar do Programa”, conta.

ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário