terça-feira, 29 de março de 2011

Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Abertas inscrições para 8º edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) promovido pela Câmara dos Deputados. O projeto - que ano passado selecionou a estudante de Cuiabá Laura Maria Galdino Delgado de Arruda, da Escola Estadual Maria de Arruda Muller (Liceu Cuiabano) - possibilita uma verdadeira imersão na discussão de políticas públicas destinadas aos jovens. Para Mato Grosso, considerando o número de representantes eleitos (8 parlamentares), foi disponibilizada uma vaga.

Em 2010 nove escolas de Mato Grosso encaminharam representantes para a seletiva nacional. Em todo Brasil foram 78 projetos encaminhados. Para 2011, explica Telma Peres, da Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE), ligada à Superintendência de Educação Básica (Sueb) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), é fazer com que o número seja ampliado. Ela explica que nesse ano, o tema para elaboração de um projeto de lei, não será específico ampliando a possibilidade de discussão sobre temas da atualidade e de interesse dos jovens. Outra novidade nessa edição é a possibilidade de alunos do 2º ano do Ensino Médio se inscreverem.

Por meio do programa Parlamento Jovem Brasileiro o estudante da rede pública tem a oportunidade de simular, durante o período de cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo.

Como participar

Para participar do programa, o estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares, ter entre 16 e 22 anos e não ter participado de outra edição do PJB. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho. O aluno deve preencher a ficha de inscrição , anexar o Projeto de Lei de sua autoria e entregar estes documentos na sua escola para que sejam encaminhados ao coordenador do programa no Estado. Em 2011, o PJB não terá tema específico e caso o aluno tenha dúvidas de como elaborar um Projeto de Lei, a página do PJB oferece um tutorial.

O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto de 2011, na página Parlamento Jovem. O programa acontece entre 26 e 30 de setembro e vai reunir 78 estudantes de todos os estados do Brasil. Desde 2004, 546 jovens parlamentares participaram do programa.

Serviço

Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2011
Inscrições: até 20 de junho / ficha de inscrição
Resultado: 10 de agosto
Visitação: 26 a 30 de setembro
Mais informações: (61) 3216-7618
telma.peres@seduc.mt.gov.br ou (65) 3613-6321
Site: www.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem
Patrícia Neves (Com Câmara dos Deputados)
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário