segunda-feira, 28 de março de 2011

Notícia da Seduc/MT

Seminário irá debater ações de prevenção a violência escolar

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) implementa nas escolas estaduais de Mato Grosso ações com objetivo de desenvolver, junto com a comunidade escolar e profissionais da educação, estratégias de intervenção e prevenção das incivilidades e violência dentro da escola. Para discutir as práticas nos dias 29, 30 e 31 de março, acontece no auditório da Seduc o I Seminário sobre o tema, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos

A princípio, apenas gestores de Escolas de Cuiabá e Várzea Grande e Agentes do Centro Socioeducativo participam. O foco são as escolas, por serem nas unidades que surgem os primeiros conflitos. “São elas que têm a função de trabalhar o caráter preventivo e se preparar para receber os egressos do sistema socioeducativo”, destaca a responsável pelo trabalho, Francismeire Pedrosa.

Segundo Francismeire, as escolas serão acompanhadas pelo grupo de trabalho da Seduc responsável também pelas avaliações das ações desenvolvidas nas escolas no decorrer de 2011. O grupo estrutura práticas sociopedagógicas no Centro de Internação de Cuiabá e realizará acompanhamento de alunos egressos do Centro, nas unidades escolares.

O grupo criado na Seduc, esclarece Francismeire, teve origem na demanda social que recai sobre a educação, exigindo especificidade no trabalho de combate a violência e segurança. A proposta também visa fortalecer a efetivação do Sistema de Garantias de Direitos, em articulação com os órgãos envolvidos (Segurança, Justiça, Assistência Social, Educação e Saúde).

ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário