segunda-feira, 28 de março de 2011

Notícia do Governo de MT

Campanha de Prevenção de Acidentes no Trânsito será lançada em 1º de abril
Edson Rodrigues/Secom-MT

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) inicia no dia 1º de abril, próxima sexta-feira, o projeto “Trânsito Consciente. Pra vida seguir em frente”. O projeto que será implantado nas escolas da Rede Pública do Estado em parceria com o Detran-MT será lançado às 9h no auditório da Secretaria, em Cuiabá.

O principal foco da iniciativa é promover a preservação da vida e a prevenção de acidentes. Neste sentido a Seduc convida a todos os coordenadores pedagógicos das escolas para participarem do lançamento, desenvolvimento, bem como do planejamento das ações que as instituições de ensino deverão realizar visando a educação para o trânsito no decorrer do ano letivo de 2011.

Segundo estimativas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em média 150 pessoas morrem por dia no trânsito brasileiro. “É como se um avião lotado de passageiros caísse todos os dias no País”, diz trecho do estudo do órgão, utilizado para subsidiar o projeto da Secretaria. Dentro desse cenário Mato Grosso é o quarto colocado no ranking nacional de mortes, com 29,6 óbitos a cada 100 mil habitantes. Além disso, o Brasil gasta cerca de R$ 30 bilhões por ano com acidentes de trânsito nas rodovias e vias urbanas.

O trabalho que será implantado nas Escolas visa sensibilizar a população mato-grossense com educação e conscientização sobre a necessidade da adoção de uma nova postura a ser adotada por motoristas, motociclistas e pedestres. O objetivo é que haja redução no número de acidentes e a consequentemente diminuição nos índices de mortes e feridos.

Ações - Entre as ações a serem desenvolvidas pelo projeto estão a promoção de aulas e palestras sobre educação no trânsito para os estudantes (crianças e adolescentes); lançamento de gibi temático (ensino fudamental); cartilha educativa (ensino médio); evento; panfletagem; brindes; e divulgação na mídia de massa, meios alternativos e internet.

Também serão desenvolvidas ações específicas para jovens e adultos, além de campanhas publicitárias para divulgação nos veículos de comunicação e mídias alternativas. Neste ano, o “Trânsito Consciente. Pra vida seguir em frente” será desenvolvido nas cidades de Cuiabá, Tangará da Serra, Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças, Primavera do Leste, Cáceres, Diamantino e Sinop.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário