terça-feira, 5 de julho de 2011

MT- Evento reúne em Poconé manifestações da cultura pantaneira

Da Assessoria


Literatura, poesia, culinária, danças e manifestações culturais pantaneiras marcaram o encerramento do semestre letivo, no último final de semana, do Núcleo Avançado do IFMT/Campus Cáceres, em Poconé. A atividade integra projeto desenvolvido por alunos e professores do Curso de Formação Inicial e Continuada para Pescadores Artesanais de Água Doce, Proeja FIC, da Rede Nacional de Certificação Profissional, Certific, com base no eixo temático “Valores e culturas pantaneiras” e contou com a participação do curso de especialização em Educação do Campo: Saberes Pantaneiros e Socioeconomia Solidária.

“Os resultados pedagógicos e de integração extremamente positivos desta primeira edição do 'Cultura pantaneira' fortalece nosso projeto de realizar eventos como este no final de cada semestre. Aqui vivenciamos o cotidiano, as tradições, os conhecimentos e a rica cultura do pantanal ”, avalia o coordenador do Núcleo, Jasson Borralho Paes de Barros.

Aberto à comunidade, o evento reuniu apresentações de Grupos tradicionais de Danças folclóricas como Mascarados de Poconé, grupo de Siriri Esperança e grupo Projeção Bacuri de Nossa Senhora do Livramento. Em mostra do trabalho realizado durante o semestre, alunos e professores do curso do Certific também realizaram apresentações de Danças como Siriri e Rasqueado .

Outro marco da atividade foi a Encenação de trechos da Cavalhada, uma das festividades mais antigas da tradição pantaneira realizada em Poconé. A encenação da festividade que é associada a episódios da história e da literatura universal como a Guerra de Tróia e as Cruzadas, com forte elementos da cultura e religiosidade local, contou com a participação de festeiros da comunidade e a presença da rainha da Cavalhada em 2011, Monaly da Silva Ribeiro, e pelo mantenedor da festa Allan Silva Campos Raffa.

Em espaços de diálogos voltados para literatura pantaneira, escritores e poetas de Poconé apresentaram estudos e percepções que fundamentaram suas obras. O professor Antônio Pagiolli palestrou e apresentou elementos da pesquisa que resultou em sua obra “Biografia dos Cururueiros”, um levantamento e registro dos cururueiros de Poconé; a poetiza Zeila Conceição apresentou o trabalho do livro “Poetizando Poconé – Um Olhar Sobre a Vida e Cultura Pantaneira”. No sarau de poesias a escritora Zeila e as professoras de Poconé, Maria Rosa e Maria Cândida recitaram poemas sobre símbolos, cultura, tradição e costumes pantaneiros.

Elementos do artesanato e da culinária do pantanal foram expostos em estandes por alunos do Núcleo e participação de instituições convidadas como a “Casa da Cultura de Poconé” que apresentou bonecos, teares, tapetes, redes e outras expressões do artesanato local, e do projeto de fortalecimento da agricultura familiar do curso técnico em Agroindústria na modalidade Proeja do IFMT/Campus Cáceres.

Artistas e cantores regionais como Zé Silva e Benegal dinamizaram a agenda cultural encerrada com a apresentação do grupo de Violões do IFMT/Campus Cáceres.

Campo

A programação do evento contou também com visita campo à Reserva do Napan – Núcleo Avançado do Pantanal- para identificar o potencial apícola da região. A atividade coordenada pelo professor Carlos Donizeti integrou a agenda pedagógica da especialização lato sensu em Educação do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário