sábado, 9 de julho de 2011

MT- Mostra revela tecnologias para sala de aula

Mostra revela tecnologias para sala de aula

TweetDetalhes Publicado em Sexta, 08 Julho 2011 21:47 . . Pesquisas nas áreas de robótica, aviação, saúde, ações de sustentabilidade, economia no campo, processos industriais, energia eólica foram alguns dos temas apresentados em 35 projetos de estudantes da rede estadual de ensino que participaram da V Mostra de Ciências, Tecnologia e Inovação. Amostra que aconteceu entre os dias 5 e 7, no Centro de Eventos do Pantanal reuniu representantes de 21 municípios do Estado. No total, 50 estandes foram montados para comportar as ideias criadas pelos alunos da rede pública (municipal e estadual).

O Centro de Eventos do Pantanal foi transformado em um grande expoente dos trabalhos de pesquisas realizados nas unidades da rede pública. Boa vontade, curiosidade, empenho foram ingredientes presentes em todas as equipes selecionadas para participar da V Mostra.

Robôs, criados com materiais de uso pedagógico, figuraram como uma das atrações da Mostra. Desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Médio Integrado de Informática da Escola Estadual Nilo Póvoas, de Cuiabá, o projeto “Emprego do raciocínio lógico na automação de robôs construídos com kits educacionais”, as máquinas despertaram intensa curiosidade.

“Fizemos um trabalho na escola com dez alunos e provamos que é possível aprender a trabalhar na construção de um software simples e na criação de uma máquina em quatro horas”, explica o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Bruno Silva Afonso. “Abrimos dez vagas para interessados e, dos inscritos, seis construíram as máquinas no prazo estipulado. É uma ação extremamente estimulante”, complementa o aluno Yuri William. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Alexandra Mazei Silva. Em setembro, os estudantes irão apresentar o trabalho desenvolvido durante a Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada no Estado de Minas Gerais.

“Sem dúvida o potencial dos estudantes é estimulado”, pontua a professora Edenilza Monteiro Vaillant, que atua na Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, na Capital. Unindo turmas de 1º e 2 º ano do Ensino Médio, a unidade levou para V Mostra o projeto “Túnel de Vento”. Na prática, os estudantes recriaram as condições empregadas para fazer com que uma aeronave consiga realizar um voo. “Levamos um mês para a montagem da estrutura”, conta orgulhoso o estudante Paulo Henrique Lara Mariguela. Todo o desenvolvimento do projeto foi realizado no laboratório de física da unidade escolar. A atividade envolveu as disciplinas de Física, Geografia, Informática, Química e Matemática e teve auxílio dos professores José Cavalcante Rocha Neto e Erika Daron.

Da cidade de Campo Verde (138 km de Cuiabá), os alunos do Ensino Médio Integrado da escola de campo, Alice Barbosa Pacheco, Edimar Pereira de Oliveira e Ana Paula de Santana, apresentaram o projeto “Matemática e Economia Agrícola”. Usando duas calculadoras científicas e equipamentos como um contador de sementes e dois medidores, sendo um de adubos e outro de metros, eles criaram mecanismos para evitar o desperdício de sementes e adubo durante o plantio. A aparelhagem deve ser acoplada a uma máquina plantadeira e possui enorme custo benefício. “Podemos saber ainda à distância percorrida pela máquina plantadeira. Tudo isso por cerca de R$ 100”, explica Edimar que trabalha junto com os pais em plantações de soja e milho. Todo o desenvolvimento da pesquisa teve a orientação da professora Priscila Rocha.

Do total de projetos apresentados, dez serão selecionados por equipe composta por representantes da Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para participarem da ‘Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação’, que ocorrerá entre 17 a 21 de outubro, também no Centro de Eventos Pantanal.

O desenvolvimento da Mostra é fruto de uma parceria entre Seduc e Secitec.


Da redação com Secom-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário