quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sugestão de atividade com o jornal: Alimentação

Tema: Alimentação em sala de aula

luan.santos


1)Descrição
Comer, comer, é o melhor para poder crescer. Assim diz a canção que muitos pais cantam para os seus filhos para destacar a importância da alimentação para sua saúde. Mas “comer, comer” não é o suficiente, é preciso fazer isso unido à uma alimentação saudável, contendo alimentos que façam bem para a saúde de nosso corpo e que também sejam gostosos. Assim, o tema ganha uma relevância muito grande e deve ser levado à sala de aula, para que os alunos conheçam a importância de uma boa alimentação.

2)Questão

Por que conhecer o que comemos é tão importante para nossa saúde?

3)Objetivo

Nosso projeto visa trazer a discussão da alimentação para a sala de aula. Muito se defende que esta temática já deveria obrigatoriamente estar em sala de aula, devido a sua importância. Mas como isso ainda não acontece, vamos mostrar a importância de se alimentar bem e não deixar de sentir prazer com a alimentação, mostrando que não apenas os alimentos com gordura são saborosos.

4)Fontes base
Nos basearemos no Jornal A TARDE, edição de 4 de julho de 2011, página A6, na matéria intitulada ‘Programa estimula mudança nutricional’.
5)Modalidade
Ensino Fundamental I e II
6)Temas Transversais
Saúde
7)Áreas do conhecimento
Ciências, geografia e língua portuguesa.

Aula 1.
Assunto: Pirâmide alimentar

Alimentação saborosa não é sinônimo de alimentação saudável. Nem alimentos gordurosos e industrializados são sinônimo de alimentação saborosa. Com estas duas afirmações vamos iniciar nossa primeira aula. Assim, começaremos mostrando para os alunos uma pirâmide alimentar, de maneira que exporemos para eles cada tipo de alimentos. As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis, para ser usado como um roteiro para uma alimentação saudável.

Para ajudar sua aula, utilize como fonte de pesquisa o seguinte site, que será muito útil nesta primeira aula, que ajudará os alunos a entenderem a importância de uma boa alimentação para nossa saúde. http://www.alimentacao.org/

Aula 2.
Assunto: Aliando a produção geográfica com alimentação saudável
Área do conhecimento: geografia

Nesta aula, vamos colocar os alunos para conhecer um pouco do nosso Estado, a Bahia. Mas faremos isso tomando por base a produção de alimentos em cada cidade ou região, mostrando as especificidade que cada um produz. Para isso, divida os alunos em grupos, sendo que cada grupo fique responsável por pesquisar quais são os alimentos produzidos em cada microregião da Bahia: Metropolitana de Salvador, Extremo Sul, Oeste, Serra Geral, Litoral Norte, Sudoeste, Litoral Sul, Médio São Francisco, Baixo Médio São Francisco, Irecê, Chapada Diamantina, Recôncavo Sul, Piemonte da Diamantina, Paraguaçu e Nordeste. Desta forma, os alunos estudarão estas microregiões, da mesma maneira que conhecerão também alimentos que são produzidos nelas, preparando assim para nossa próxima aula.

Aula 3.
Assunto: importância nutricional de uma boa alimentação
Área do conhecimento: Ciências

A pirâmide alimentar surgiu para facilitar a representação de uma alimentação saudável. Ela separa os alimentos em energéticos (pães arroz, cereais e massas), reguladores (vegetais e frutas), construtores (carnes, aves, peixes, feijão, ovos, leite, queijo e iogurte) e energéticos extras (gorduras, óleos e doces), de acordo com suas características, composição e função desempenhada no organismo. Desta maneira, esta aula terá por objetivo falar sobre os alimentos construtores, reguladores e energéticos, mostrando para os alunos como cada um deles age em nosso corpo e quais seus vantagens e desvantagens. Assim, mostre para os alunos por que os alimentos energéticos ficam na base da pirâmide, por que eles devem ser mais consumidos que os demais. De mesma maneira, é importante mostrar por que os alimentos energéticos extras ficam na ponta da pirâmide e por que devem ser consumidos em menor quantidade em relação aos demais. Atividade extra: as informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos são fundamentais. Por isso é interessante que você peça que os alunos pesquisem em suas casas, nos alimentos industrializados que tiverem em seus lares, estas informações e levem para sala de aula para que seja feita uma discussão. Assim, quando os alunos levarem as informações, você pode fazer uma comparação entre as informações de cada alimento, mostrando aqueles que são mais saudáveis e os que são menos.

Aula 4.

Assunto: Comer bem na ponta do lápis

Conteúdo sobre alimentação visto, agora que os alunos já sabem um pouco da importância da alimentação, vamos fazer uma discussão com eles, para que exponham o que aprenderam. Após este momento, peça que construam uma redação, baseada no conteúdo estudado e nas discussões com os colegas, de maneira a trabalhar também com a língua portuguesa. Peça que na redação eles sejam argumentativos, que defendam uma boa educação, baseada em argumentos próprios, que eles construam uma ideia.

Atividade extra: Agora que eles já sabem o que é uma pirâmide alimentar, peça que eles desenhem uma também, mas que seja uma pirâmide diferente, onde eles possam colocar em ação sua criatividade e a importância de cada alimento presente nesta pirâmide. Além disso, peça que eles desenhem a pirâmide alimentar de cada um deles em seu cotidiano, de maneira que eles ponham nela o que comem no seu dia a dia, colocando na base o que comem mais e no topo o que comem menos, mas tudo isso organizado em alimentos construtores, energéticos, reguladores e energéticos extras.

Aula 5. Assunto: Comer!

Depois de tanta teoria sobre alimentação, não vamos pôr em prática, literalmente, o que aprendemos? Claro que vamos. Por isso, nesta aula vamos fazer comer. Utilizando a cantina da escola, vamos fazer receitas gostosas e saudáveis com os alunos. Assim, junto com os alunos você provará que as frases com que iniciamos este projetos são reais: Alimentação saborosa não é sinônimo de alimentação saudável. Nem alimentos gordurosos e industrializados são sinônimo de alimentação saborosa. Com receitas fáceis e saborosas, os alunos finalizarão este projeto e certamente passarão a ter outra visão da importância da alimentação.

Você pode encontrar receitas legais no site da Ong Banco de Alimentos:
http://www.bancodealimentos.org.br/por/index.htm

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