terça-feira, 5 de julho de 2011

MT- Suspensão da greve na Educação é anunciada

O fim da greve na rede estadual que dura 28 dias deve ser anunciada nesta segunda (4), às 14h, na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá. A revelação é da presidente do Sindicato no Ensino Público de Mato Grosso, subsede Cuiabá (Sintep/Cuiabá), professora Helena Maria Bortolo.

Segundo a representante sindical, a decisão foi tomada no último domingo (3), durante reunião ampliada realizada pela manhã no auditório do Sintep/MT, com trabalhadores da Educação de 50 municípios de Mato Grosso.

Bortolo frisa que o indicativo de suspensão, foi tomado porque a categoria cansou da truculência do governo Silval Barbosa (PMDB) e da secretária de Estado de Educação, Rosa Neide. “Além disso, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa se mostraram indiferentes para definir uma política salarial justa que atenda a classe. Mato Grosso cresce em todos os setores, mas a Educação está estagnada”, desabafa a presidente.

Sobre a avaliação da greve, Helena Bortolo esclarece que o movimento serviu para divulgar a população e a imprensa a desabilidade da política educacional, da falta de estrutura das escolas e a forma com que o Governo do Estado trata a Educação.

Para o professor Anderson Nazario, da Escola Salim Felício, no Parque Cuiabá, contratado há nove anos, em relação às reivindicações da categoria, não houve nenhum avanço. Diz que o Estado não apresentou nada sobre hora-atividade para os professores contratados e nem investimentos dos 35% da receita. “Esse percentual está previsto na Constituição Federal, mas o Estado investe cerca de 25%. Destes, 60% seriam para folha de pagamento e a Seduc utiliza 52%, então os 5,07% reivindicados pela categoria seria possível. Nossa greve foi enfraquecida após a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça e foi tratada com imenso descaso pelos gestores”, lamenta.

Durante o movimento quase 25 mil profissionais de ensino cruzaram os braços. Iniciada no dia 6 de junho, a greve deixou mais de 300 mil alunos fora das salas de aula no estado.

Proposta

A categoria recebeu uma nova proposta por parte da Secretaria de Estado de Administração (SAD), que se comprometeu a avaliar a arrecadação do quadrimestre, em setembro, e tentar antecipar os 5,07% que garantiriam o piso salarial de R$ 1.312 inicialmente previsto para dezembro. Garante ainda que a convocação de todos os aprovados no último concurso público até agosto e dos classificados até o fim da validade do certame. Além disso, fica suspenso o corte de ponto dos grevistas, anunciado pelo governo na semana passada e garantido o pagamento dos 10% de reajuste dado a todo o funcionalismo público do Estado.

Regina Botelho – Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário