quarta-feira, 6 de julho de 2011

Presídios de SP adotam computadores para presos estudarem

A Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais), criada hoje por decreto pelo governador Geraldo Alckmin, deve começar a funcionar neste semestre nos presídios paulistas

A Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais), criada hoje por decreto pelo governador Geraldo Alckmin, deve começar a funcionar neste semestre nos presídios paulistas. O objetivo é oferecer material de estudo em formato digital como suporte ao ensino presencial – com a presença do professor – a 12 mil presos já participantes do programa de ensino de jovens e adultos. Será possível, por exemplo, resolver exercícios e estudar com a ajuda do computador.

A primeira etapa do projeto inclui também o apoio ao ensino presencial de inglês a 50 mil alunos do ensino médio da rede pública, o que deve ser levado a cabo somente no segundo semestre. A Evesp vai ser utilizada por alunos dos CELs (Centros de Ensino de Línguas Estrangeiras). “Em município menores, que não têm esses centros, haverá alternativas”, explica Nina Beatriz Ranieri, assessoria especial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

O responsável por coordenar a Evesp ainda não está definido. Mas já se sabe que, posteriormente, a iniciativa deve se expandir para o ensino de outros conteúdos além das línguas estrangeiras. “Podemos atuar, por exemplo, nas escolas indígenas”, diz Nina. “Trata-se de um instrumento adicional de ensino, que não tem por objetivo substituir o atual.”

A Evesp baseia-se na experiência e metodologia da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), programa de expansão do ensino superior criado em outubro de 2008. Com uma diferença: a universidade utiliza o ensino a distância com momentos presenciais, enquanto a escola pretende aplicar a tecnologia como suporte ao presencial.

Com informações da Agência Estado
Fonte: UOL Educação 24/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário