quarta-feira, 6 de julho de 2011

MT- Seduc participa de oficina para revisão da lei de Educação Ambiental

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), por meio da Gerência de Educação Ambiental, atua na preparação de oficinas e formação de grupos de trabalhos nos 141 municípios de Mato Grosso visando a discussão da revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental (EA) de Mato Grosso. O evento (II oficina formativa) acontece no auditório Jatobá do Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá.

“O processo de discussão será levado a todo interior e vai possibilitar ainda que conheçamos a realidade dos municípios, o que vai enriquecer o trabalho que já estamos desenvolvendo”, explica Valdiney Vieira, da Gerência de Educação Ambiental. Ele pontua que a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Seduc coordenam as ações realizadas por meio Comissão Interinstitucional de EA (CIEA). Outras 40 organizações e entidades participam ativamente dos trabalhos por meio da CIEA.

Todo o trabalho para reformatação da legislação é realizado mediante a consultoria do professor doutor Marcos Sorrentino, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). “Nosso grande desafio é envolver a todos, despertar a consciência em meio a correria do dia-a-dia e fazer crescer o envolvimento das pessoas com a revisão da Lei (7.888) para darmos início à construção de um sistema estadual de educação pautado em ações de sustentabilidade, economicamente, socialmente, ecologicamente, culturalmente e espacialmente”, sintetiza.

Para o mês de agosto (dias 1,2 e 3) está prevista mais uma ação, por meio da III oficina. Nesse período será realizada a primeira audiência pública, na capital do Estado, para discussão sobre o tema. Posteriormente será realizada uma nova oficina para que se análise os resultados dessa ação que será levada a todo Estado. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a proposta de revisão da lei teve início no ano de 2008.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário