terça-feira, 5 de julho de 2011

Experiências geram inteligências múltiplas

O simples fato de reconhecer que a lentidão é uma limitação já não é mais uma restrição. Indica que a pessoa já deu o primeiro passo. É só seguir.

Ademais, a lentidão tem também pontos positivos. A pessoa lenta pode tirar vantagem disso pensando melhor nas decisões a tomar e aproveitando melhor da capacidade de refletir.

Mais importante ainda é trabalhar a mente e em vez de pensar que é uma pessoa lenta pense que já é menos lenta, pelo fato desse reconhecimento. Este tema é tão importante que o jornalista Carl Honoré, escritor canadense, escreveu o livro Devagar e defende que a rapidez nem sempre alcança o êxito mais fácil.

Todos somos capazes...

Cada pessoa humana tem suas capacidades e suas inteligências múltiplas, ou seja, sua forma de ver o mundo e de nele investir. Inclusive, Brenda Francis diz: "Se você tem um talento, use-o de toda maneira possível. Não o acumule. Não o use como esmola. Gaste-o abundantemente como um milionário decidido a ir à falência”.

Achar que não é capaz de fazer alguma coisa é o mesmo que assinar um atestado de ser capaz. Porque no fundo já reconheceu que pode, mas acha que não pode do jeito que pode outra pessoa.

Howard Gardner, psicólogo norte-americano, diz que cada pessoa tem diversas inteligências e que elas se apresentam de dois tipos. O primeiro é favorecido pela genética, a pessoa nasce com ele. O outro tipo é estimulado pelas experiências vividas. Ou seja, qualquer experiência pode fazer nascerem novas inteligências em uma pessoa.

Então, como cada pessoa tem sua genética e suas experiências, ninguém tem desculpa de dizer que não é capaz. Basta entender e assumir que o seu jeito de fazer é diferente do das outras pessoas, não inferior.


--------------------------------------------------------------------------------
Jorge Antonio de Queiroz e Silva
queirozhistoria@uol.com.br
Historiador, palestrante e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário