quarta-feira, 6 de julho de 2011

Para especialista, música ajuda na concentração dos alunos

luan.santos

Música e educação. Uma relação que existe desde os tempos de Platão, mas que ainda hoje é alvo de grande debate público. Para muitos, a música é imprescindível à educação, sendo que promove uma série de pontos positivos que ajudam no processo educacional, como coordenação motora, concentração, leitura e escrita.

Em entrevista ao A TARDE Educação, Sofia Guimarães, professora do Centro Educacional Carneiro Ribeiro ou Escola Parque, fala sobre a importância do ensino de música para as escolas, trazendo muitos ganhos para os alunos, que têm também mais um caminho para aprender, e não apenas com o método tradicional.

A TARDE Educação: Como é o ensino de música na Escola Parque?

Sofia Guimarães: Na Escola Parque os alunos aprendem a tocar instrumentos, à sua escolha, pois eles fazem uma inscrição e optam pelo instrumento que desejam aprender. Consideramos isto muito importante, pois dá aos alunos mais um estímulo de ir à escola, cria neles o prazer de aprender algo e incentiva-os também no aprendizado das disciplinas tradicionais.

A TARDE Educação: Quais os pontos positivos ou negativos que a senhora observa nos alunos que aprendem a tocar instrumentos?

Sofia Guimarães: Os ganhos são diversos. Eles aprendem a ter maior concentração, ficam menos dispersos, se dedicam mais ao que fazem. Além disso, trocam experiências, pois aqueles que aprendem um instrumento conversa com seu colega que está aprendendo outro e há esta interação entre eles, de maneira que criam também a curiosidade de aprenderem outros instrumentos. Outro pontos positivo é que os alunos vão a concertos, vêm como é a na prática e acabam abrindo seu horizonte de expectativas quanto ao futuro, sendo que têm mais uma opção para seguir carreira profissional e não apenas aquelas carreiras tradicionais. O ensino será negativo quando os alunos não quiserem aprender efetivamente.

A TARDE Educação: Como a senhora vê o ensino de música no currículo das escolas?

Sofia Guimarães: O ensino de música não é muito ativo no currículo formal. Há um descrédito muito grande quanto à arte na educação. Ainda se está muito preso às áreas do conhecimento tradicionais, não se dando valor a outras formas de ensinar, que podem sim ajudar na educação. Não que as áreas do conhecimento tenham que dar lugar à arte, mas que esta também tenha seu lugar na educação. Na música, há diversidade, cada um expressa os sons de uma forma.

A TARDE Educação: Qual a importância do ensino de música nas escolas públicas?

Sofia Guimarães: No atual contexto da escola pública, onde a maioria dos alunos conhece apenas o que a mídia de massa veicula e assim ficam muito limitados. O ensino de música aos alunos lhes dá uma visão maior do que seja música, de que existem outros estilos, como a música erudita.

A TARDE Educação: Na educação tradicional, como a senhora vê a música ajudando no aprendizado para as disciplinas tradicionais?

Sofia Guimarães: Nas aulas de música ajudam os alunos a desenvolverem a disciplina, pois sem ela, não conseguirão aprender os assuntos das aulas, não aprenderão a tocar os instrumentos, não aprenderão a compor letras. Então, precisão desenvolver atenção e disciplina, e isto lhes será muito útil nas disciplinas dos currículo formal.

A TARDE Educação: E quanto à importância da música na vida dos alunos, não apenas na escola?

Sofia Guimarães: A música ajuda os alunos a entenderem o mundo em que vivem, a partir do momento em que estudam a história da música, como ela evoluiu ao longo do tempo, como está o contexto hoje. Na música os alunos praticam leitura, mas não apenas leitura textos. Eles leem as letras das músicas que cantam no coral e isto lhes é um incentivo para procurarem ler outros textos relacionados. Por exemplo, eles leem uma letra de determinado autor, então resolvem pesquisar e ler outras deste mesmo autor. E não apenas isto, mas os alunos aprendem a ler o mundo, não apenas as coisas escritas, mas o mundo como ele é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário