terça-feira, 23 de novembro de 2010

Escola realiza Juri simulado para repassar conhecimentos linguísticos/MT

www.seduc.mt.gov.br

Estudantes do sétimo ano da Escola Estadual Dom Bosco, em Várzea Grande, exercitam conhecimentos linguísticos ao promoverem um júri simulado. O exercício praticado durante a aula de Língua Portuguesa, acabou por envolver professores de diferentes disciplinas.

O objetivo foi tornar o conteúdo ainda mais atrativo e despertar os estudantes para estratégias argumentativas. A discussão em torno do caso do ex-jogador de Futebol, do Flamengo, Bruno, foi aplicada como fomentadora do trabalho.

Após pesquisa na internet e a elaboração de diferentes argumentos para o caso, o júri foi formado. Contou com a participação dos estudantes nos papéis de advogado de acusação, advogado de defesa, juiz, testemunhas de defesa, testemunhas de acusação, réus,  jurados e escrivão. 

“A atividade proporcionou aos alunos a discussão e a aplicação dos conhecimentos linguísticos e contextualizado de situações que exige o uso da argumentação para se sobressair”, argumenta a professora Erika Meirelles.

O trabalho foi elaborado com a ajuda dos estudantes e professores. A escolha do tema a ser discutido foi escolhida em votação e o desenvolvimento dos argumentos foi assessorado por professores.  “Todo material foi elaborado, produzido, coletado e sistematizado pelos próprios alunos”, garante a professora Erika.

Durante a elaboração do trabalho os alunos realizaram a construção de vários gêneros de discurso, como laudo de exame de necropsia, teses de acusação e defesa, biografia dos réus. A professora destaca ainda que a situação-problema obrigou os alunos a trabalharem também a ética. “A imparcialidade em relação aos resultados do júri - sem discussão entre as turmas de defesa e acusação - e a construção da argumentação dos advogados, forçaram a isso”, acredita.

A professora conta que  proposta ganhou aprovação geral e está sendo programado um novo Juri simulado para o próximo ano.

Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário