sábado, 27 de novembro de 2010

O estudo dos gêneros textuais





Os alunos da EM Hans Dieter Schimidt representaram os diversos gêneros textuais com teatros, músicas e danças. Joinville – A III Semana de Socialização de ideias e práticas pedagógicas, realizada de 12 a 16 de julho, na EM Dr. Hans Dieter Schmidt envolveu todos os alunos do 1º ao 5º ano em um grande movimento a favor da leitura.

O evento é resultado do projeto de Sequências Didáticas, desenvolvido na unidade escolar desde 2008. A proposta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa foi trabalhar os gêneros textuais, a compreensão de texto e o oralidade com debates, contação de histórias e pesquisas.

Em seguida os alunos foram convidados a desenvolver seus próprios textos. “Chamamos de Seqüências Didáticas por que o conteúdo ou gênero abordado em um ano é utilizado como base de estudo sequencial para o ano seguinte. Então, ao finalizar o quinto ano, o aluno pode aprender os variados estilos e gêneros de texto”, afirma o supervisor da escola Reginaldo R. da Silva.Na escola, o projeto é um grande motivador da leitura e produção de texto e pode ser um dos responsáveis pelo crescimento do IDEB da unidade.


Em 2007, subiu para 5 e em 2009, a escola atingiu 5,6 meta projetada apenas para 2019.Os trabalhos desenvolvidos em sala foram expostos no pátio e as apresentações dos contos, biografias e trava-línguas foram prestigiadas por colegas, professores, pais e comunidade em geral. Um novo evento do projeto acontecerá em novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário