segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O projeto de pesquisa ‘“Brasil: Épocas e Controvérsias” - Rio Branco/MT

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O projeto de pesquisa ‘“Brasil: Épocas e Controvérsias”, criado e executado por alunos da Escola Estadual 22 de Maio, da cidade de Rio Branco, promoveu um verdadeiro resgate cultural do Brasil no período da década de 20 ao ano de 2000. Mais de 300 estudantes participaram das atividades.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc)aprovou o projeto, conforme critérios estabelecidos no Edital 0003/2009, da Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE).

Objetivo do projeto “Brasil: Épocas e Controvérsias” destacar principalmente a participação dos jovens na produção cultural, ora influenciando, ora sendo influenciado, sobretudo no campo da música como estratégia para poder serem ouvidos e percebidos” enfatizou o coordenador pedagógico da unidade Luciano Meneses Faria.

Ele explica ainda que o projeto alcançou toda a comunidade escolar, bem como a comunidade externa numa perspectiva de reflexão, intervindo com possíveis mudanças no campo das idéias, ressaltando a importância principalmente do jovem se inserir em processos de transformações sociais, procurando compor sua própria identidade.

Durante um bimestre os professores, através da interdisciplinaridade nas áreas de conhecimentos, abordaram em sala de aula temáticas referentes ao projeto cultural. Os alunos trabalharam ainda conceitos de matemática e de física ao trabalharem na confecção dos cenários utilizados para a mostra.

Dentre as variadas apresentações culturais destacou-se

1. Desfile das tendências da Moda anos 20 até 2000

2. Apresentação de danças, músicas e teatro.

O evento cultural contou com o apoio e apresentações das Escolas Estaduais “Rangel Torres” e “Padre José de Anchieta”. As unidades municipais “Manoel Tavares de Menezes” e “Madre Tereza de Calcutá”.

“O importante é dar voz e vez ao aluno, envolvendo-o ativamente no projeto. É momento de aproveitar todas as manifestações dos estudantes, pois sempre é possível fazer uma ponte com o tema em desenvolvimento. Assim, ele se sentirá mais valorizado e disposto a dar maiores contribuições para a realização bem sucedida do projeto”, finaliza a diretora da unidade escolar Nelita Firmino Queiroz Mattos.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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