sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Professores ensinam gramática pela metade, diz especialista em língua portuguesa

PAULA DUME
colaboração para a Livraria da Folha
Divulgação

Para Dad Squarisi, falamos e escrevemos várias línguas; somos adeptos da cultura oral.

"A vírgula é um calo no pé de todo mundo", afirma a editora de Opinião do jornal "Correio Braziliense" e especialista em língua portuguesa Dad Squarisi, 64.

Futuro do subjuntivo, crase, "porques" e "ques" são colocados no mesmo balaio de problemas gramaticais da autora de "A Arte de Escrever Bem" e "Escrever Melhor" -- escrito em parceria com a jornalista Arlete Salvador--, "Dicas da Dad: Português com Humor", "Mais Dicas da Dad: Português com Humor", entre outros livros.

Em entrevista à Livraria da Folha, por telefone, Dad frisou que a escola não ensina, e os professores repassam a meia lição e não a lição completa sobre a gramática da língua portuguesa para os estudantes. Daí, a perpetuação da calosidade em nossa escrita.

A especialista disse que boa parte dos alunos não sabe gramática. Ela atribui o deslocamento incorreto da pontuação a um problema de análise sintática. "A vírgula não é saber pausa, não é onde você respira e põe a vírgula. A vírgula é problema de análise sintática".

Dad afirmou que os pleonasmos sofisticados estão invadindo os textos e se tornando frequentes, como "manter a mesma", "continuar ainda", "além de e também". "Se é 'manter' só pode ser 'a mesma', 'ainda' é dispensável, 'além de e também' juntos indicam adição", exemplifica.

Sobre o "internetês", a autora --que lançará um livro sobre o tema neste ano pela Editora Senac-- esclarece que depende de que tipo de internet você fala.

"Se for a internet que eu leio os jornais, é uma linguagem bem cuidada. O jornal que está na internet tem a mesma qualidade do jornal impresso. A internet é um universo muito grande. Tem que ser adequado. Na sala de bate-papo, a língua tem que dar a impressão de que está sendo falada, tem que abreviar, tem que inventar grafias diferentes para ser rápido."
Leia abaixo a íntegra da entrevista com Dad Squarisi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário