terça-feira, 23 de novembro de 2010

Propostas do Parlamento Jovem poderão virar projetos de lei na Câmara

Agência Brasil



As melhores propostas apresentadas pelo Parlamento Jovem, encontro que reúne de hoje (22) a sexta-feira (26) estudantes de todo o país, poderão virar projetos de lei.

Os 77 estudantes selecionados deverão ter suas matérias aprovadas no plenário juvenil, sob o acompanhamento de uma comissão executiva de parlamentares, que ao término dessas atividades levará as proposições ao plenário da Casa para apreciação.

Na abertura do encontro, os estudantes foram divididos em cinco grupos com o intuito de formalizar as ações de um deputado federal e quais as atitudes praticadas por ele poderiam prejudicar o andamento dos trabalhos no plenário.

De acordo com a estudante Paola Monteiro, de Santa Maria (RS), participar do Projeto Jovem é uma forma de conhecer não apenas o trabalho do deputado, mas também de acompanhar e vivenciar o trâmite de um projeto de lei. “Conhecer o processo legislativo, desde a fase de execução à aprovação é extremamente importante, principalmente a nós jovens para que possamos entender o funcionamento das leis e saber cobrar nas instâncias cabíveis a aplicabilidade de cada uma delas”, ressalta.

O programa, criado em 2004 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), já teve a participação de 450 estudantes. A novidade deste ano é que a Câmara ofereceu um curso pela internet para que os jovens aprendessem a elaborar um projeto lei.

A sétima edição apresenta o tema O Jovem e o Mercado de Trabalho. Para participar do projeto, os estudantes tiveram de apresentar em seus estados projetos de lei sobre agricultura, meio ambiente, saúde e segurança pública, entre outros assuntos. Há no encontro representantes de todos os estados e do Distrito Federal. Até sexta-feira, os estudantes estarão reunidos em comissões parlamentares discutindo e avaliando os projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário