quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pesquisas visam qualificar a elaboração de políticas públicas em EJA

Núcleo de Pesquisas vai desenvolver e dar visibilidade aos estudos avaliativos de qualidade, que abordam questões relevantes da EJA e que possam permitir a elaboração de planos pedagógicos eficazes.

O Núcleo de Estudos Educação de Jovens e Adultos’- uma iniciativa da Ação Educativa com o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep – será constituído a partir da sistematização dos resultados das pesquisas realizadas pelas duas instituições por todo o país, com o objetivo de fomentar uma cultura avaliativa no campo da EJA.
O Núcleo pretende desenvolver e dar visibilidade aos estudos avaliativos de qualidade, que abordam questões relevantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que possam permitir a elaboração de planos pedagógicos eficazes.
Segundo Roberto Catelli Júnior, coordenador do programa de EJA da Ação Educativa, “estamos nos dedicando à pesquisa para construir evidências sobre a EJA ser úteis na construção de diretrizes para a educação de jovens e adultos”.
O projeto teve início em outubro deste ano e tem quatro frentes fundamentais de pesquisa: os impactos nas políticas da EJA do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA; do Projovem Urbano; do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb; e a análise dos impactos sociais, culturais e econômicos na perspectiva das desigualdades de gênero e raça, com base nos dados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional e Censos Escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário