sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Escrever certo pega bem, diz autora de "Superdicas de Ortografia"

Livraria da Folha
Divulgação

Livro ensina a driblar cascas de banana mais frequentes no idioma


Escrever bem não significa apenas escolher bem as palavras. Além de uma ortografia correta, é preciso buscar uma eficiência na comunicação, a clareza dos textos, evitando assim interpretações equivocadas. Essa lição está no livro "Superdicas de Ortografia" (editora Saraiva).

"Não se pode negar que o erro de grafia das palavras é fonte de descrédito, discriminação, estigmatização e pode levar a julgamento radicalmente negativo sobre o domínio da língua do indivíduo que comete equívocos. Palavras escritas de forma errada em um texto contaminam as informações e levam à dúvida sobre sua confiabilidade", cita a autora Dad Squarisi.

Para Dad Squarisi, falamos e escrevemos várias línguas; somos adeptos da cultura oral

O livro dá dicas de ortografia, pronúncia, uso de vogais e consoantes, verbos, acentuação, entre outras cascas de banana da língua portuguesa. A autora ensina a melhor maneira de organizar palavras, construir frases e textos elegantes.

Dan Squarisi é jornalista e escritora. Nascida no Líbano, passou a residir em Brasília em 1968. Cursou letras na UnB (Universidade de Brasília) e fez especialização em linguística e mestrado em teoria da literatura.
Leia um trecho de "Superdicas de Ortografia"

Pronúncias iguais dão recados diferentes

Cessão, sessão e seção jogam no time dos homófonos, isto é, têm a mesma pronúncia, mas grafia e sentido diferentes. É o caso de:
acento (icto da voz) - acento (banco)
ascender (subir) - acender (atear fogo)
cela (quartinho) - sela (arreio de cavalo)
cerrar (fechar) - serrar (cortar com serra)
cheque (ordem de pagamento) - xeque (lance de xadrez)
conserto (remendo) - concerto (harmonia)
coser (costurar) - cozer (cozinhar)
senso (juízo) - censo (recenseamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário