terça-feira, 23 de novembro de 2010

Escolas municipais e estaduais juntas na prevenção do aedes aegipty/MT

www.seduc.mt.gov.br
Uma parceria firmada entre Ministério Público e Prefeitura de Rondonópolis criou o projeto intitulado ‘Dia Municipal de Mobilização Contra a Dengue – Levante essa Bandeira’.
A ideia é sensibilizar a população das diversas regiões da cidade para as ações voltadas a prevenção ao mosquito vetor da doença. Os trabalhos são direcionados à conscientização, principalmente dos estudantes, e mostra a necessidade do cuidado com o acúmulo de água e lixo.
No dia 19/11 aproximadamente mil alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Rosalino Antonio da Silva, no bairro Jardim Iguaçu, assistiram um vídeo institucional e receberam material educativo com orientações de como cuidar do ambiente domiciliar e evitar a doença.
A intenção é transformar as crianças e adolescentes em multiplicadores. Para o gerente do Centro de Controle de Zoonozes, Edgar da Silva Prates, o objetivo principal é pedir apoio da população para se empenhar no controle de doenças endêmicas no município. “A sociedade deve fazer sua parte não só cobrando os órgãos responsáveis, mas agindo rotineiramente nas ações de prevenção a dengue dentro do seu terreno, e ampliar essa ação em toda a comunidade”, reforça.
As coordenadoras da escola, Rosangela Valuz e Alice Rambo esclarecem que paralelo a iniciativa do vídeo institucional e do material educativo, a própria unidade desenvolveu pesquisas sobre a doença e realizaram apresentações culturais de rap. “Esta semana a grade curricular foi voltada para os perigos da dengue”, concluem.
VILA OLINDA
Ainda na sexta-feira (19), estudantes da Escola Municipal Melchiades Figueredo Miranda do bairro Pedra 90, receberam a equipe da Vigilância Ambiental. Na ocasião os alunos tiveram a chance de conhecer larvas e pupas do mosquito aedes aegipty no microscópio e receber orientações sobre os métodos de prevenção à dengue. De acordo com Edgar Prates, os estudantes se comprometeram a fazer uma espécie de varredura nos quintais de suas casas, eliminando possíveis criadouros. Eles também desenvolveram atividades lúdicas e músicas voltadas à conscientização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário