sábado, 27 de novembro de 2010

Joinville – Alunos de quatro cursos do Instituto Superior Tupy – IST e da Sociedade Educacional de Santa Catarina –


Ronsabilidade social a partir da escola


Sociesc lançaram a Régua da Inclusão, durante o Congresso de Inovação Tecnológica – Cintec, que ocorreu no dia 27 de agosto. O produto auxiliará as pessoas com deficiência visual severa no processo de aprendizado e escrita.

Foto: André Kopsch Criado para ultrapassar as barreiras da sala de aula e estender para a comunidade os conhecimentos adquiridos em forma de responsabilidade social, o produto tem origem no projeto de extensão da professora Eliane Mafra, coordenadora das atividades.

No total, 16 pessoas estiveram envolvidas no processo, entre professores e alunos dos cursos de engenharia de produção mecânica, tecnologia em design de produto, engenharia de plásticos e do mestrado em engenharia de produção.

Os futuros usuários também auxiliaram no processo de desenvolvimento do projeto que utilizou conceitos de acessibilidade, tecnologias assistivas e design universal. Os alunos foram a campo, realizaram pesquisas para entender as expectativas e exigências do público alvo.

A professora Eliane comenta que “o projeto foi um grande aprendizado. Tivemos que desconstruir o que sabíamos sobre o assunto e aprendemos como os deficientes visuais aprendem. Ou seja, viver e sentir o que eles sentem”.Após um ano de pesquisas e protótipos, a primeira versão da régua ficou pronta.

Com seis funções distintas, como a guia de escrita, gabarito de formas geométricas, marcador de páginas, transferidor de graus, régua com marcações táteis e ainda furações para sistema de referência, a Régua da Inclusão, pode ser utilizada tanto por pessoas com deficiência visual, quanto por pessoas com visão total.

Inicialmente o projeto irá atender cerca de 700 pessoas da região de Joinville, porém o intuito é a criar parcerias com empresas e massificar a produção, distribuindo as réguas gratuitamente para boa parte dos 16,6 milhões de deficientes visuais, de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário