quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Abicalil é exonerado do MEC e tem o futuro incerto



Glaucia Colognesi


O ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT) agora também é ex-secretário de Articulação dos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC). Ele foi exonerado pelo novo ministro Aloísio Mercadante (PT) e está com futuro incerto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União que circulou nesta quinta (9).

Dias atrás, o secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes (PT), revelou que Abicalil poderia assumir um cargo na Casa Civil do Governo Dilma Rousseff (PT) ou ocupar uma vaga na própria Presidência da República. Segundo Ságuas, haveria um desejo ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), de levar o matogrossense para trabalhar ao seu lado desde quando ele ingressou no MEC. Contudo, ainda nada foi confirmado e oficializado pelo governo federal.

No ano passado Abicalil foi cotado até para substituir o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, mas a possibilidade foi enterrada depois que reportagem da Revista Veja, publicada em junho, revelou o envolvimento dele num escândalo. Abicalil foi acusado de ser um dos responsáveis pelo Dossiê dos Aloprados para prejudicar candidaturas tucanas em 2006.

O último escândalo envolvendo o nome de Abicalil pode ser um entrave para que ele arrume outra "boquinha" no staff do governo federal. Se isso realmente acontecer, as suas únicas opções serão recorrer ao governador Silval Barbosa (PMDB) e pedir um "emprego" ou cair no ostracismo político e voltar às salas de aula.

O problema é que Abicalil já não leciona desde a década de 1990. Na época, ele deu aulas em escola de ensino médio e fundamental em Barra do Garças. O ex-deputado, que já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário