terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Revista americana indica USP para estudantes

R7

O site da revista Foreign Policy publicou essa semana uma lista de nove universidades boas e baratas para quem não conseguiu realizar o sonho de estudar no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) ou em Harvard, as duas mais bem conceituadas universidades dos Estados Unidos.

O curioso da lista é que as universidades estão divididas de acordo com o perfil dos alunos. Para a revista, a USP (Universidade de São Paulo) é espaço para ‘jocks’, gíria americana para alunos que têm boas habilidades sociais, mas não são muito inteligentes.

O texto publicado no site aponta a maior universidade brasileira como uma pequena cidade dentro de outra com mais de 20 milhões de habitantes.

O texto ainda fala da estrutura do campus paulista: “exibe quatro hospitais e quatro museus e recebe meio milhão de visitantes por ano. Seus 86 mil alunos são mais bem conhecidos por sua pesquisa qualificada - 45% de toda a pesquisa publicada no Brasil - e, fiéis às suas raízes sul-americanas, pela paixão pelo futebol e um time bem-sucedido desse esporte. A USP está localizada numa cidade que inventou sua própria forma do belo jogo, o futebol de salão, disputa de ritmo mais intenso jogada com uma bola menor, para aprimorar habilidades técnicas."

Entre as instituições citadas na lista, estão também a Universidade de Hong Kong, no Japão, tida como espaço para ‘gênios’, o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, como ambiente de ‘geeks’ – a gíria é usada para descrever jovens antenados em videogames e tecnologias – e a Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, perfeita para ‘acadêmicos multidisciplinares’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário