quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MT- Mutum tem 3,5 mil alunos na rede municipal e aulas iniciam com tranquilidade

Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro


As aulas da rede municipal de Nova Mutum iniciaram com cerca de 3,5 mil estudantes. Por meio da assessoria a secretária de Educação e Cultura, léria Franco, disse que o primeiro dia letivo foi tranquilo. "O ano de 2012 começa normalmente na rede pública. A exceção e a escola Carlos Drummond de Andrade, que devido a reformas, terá atraso de uma semana para início das aulas. Mas isso não prejudicará os estudantes já que há uma folga prevista no calendário".

A secretária lembra, ainda, que toda a semana passada foi de preparação para os trabalhadores da educação. "O ano letivo começa hoje, mas diretores, professores e trabalhadores da educação em geral, iniciaram antes, suas atividades, porque temos de estar com tudo organizado para recebermos os estudantes e a semana pedagógica serve para isso, para que ajustemos o planejamento do primeiro semestre letivo", frisa.

Para Cléria, a semana pedagógica superou as expectativas com o envolvimento de todos os profissionais. "Momentos como esses permitem que passemos a todos os trabalhadores as informações acerca das novas diretrizes da Secretaria de Estado da Educação e também do Ministério da Educação", observa.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Aguinaldo Garrido, comentou sobre os prazos para conclusão e aprovação do Plano Municipal de Educação. "O município iniciou um processo de melhoramento da educação e, desde de 2009 vem trabalhando no sentido da implantação gradual das várias etapas. Tudo isso culminará com a aprovação do Plano Municipal de Educação que não é uma proposta de governo, mas sim um plano de Estado com validade para dez anos", frisa.

Aguinaldo Garrido lembra que o plano é uma construção democrática resultante da participação de toda a sociedade. "É importante que a sociedade incorpore esse plano porque ele é mais uma etapa do processo iniciado com a implantação da gestão democrática e que passou também pela implantação da descentralização financeira, o que comprova o compromisso com a democratização dos processos da educação, o que se traduz na melhora da educação e cujos avanços, como a antecipação da meta do IDEB de 2016, em seis anos vem comprovar isso", diz.

O Plano Municipal de Educação de Nova Mutum está em fase final de elaboração. Sua aprovação e implantação deve se consolidar até o final deste ano. Segundo Aguinaldo, essa morosidade com que está sendo construído levou em consideração mudança na data da Conferência Nacional da Educação. "Com isso, Nova Mutum já introduz no seu plano as novas propostas aprovadas na Conferência, evitando com isso mudanças tão logo o plano fosse aprovado, o que teria ocorrido se o prazo de conclusão tivesse sido cumprido", observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário