terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MT- Oficinas oferecem acesso a literatura

Secom-MT


A Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), em parceria com o ponto de cultura Espaço Vitória, realiza no Pavilhão das Artes três oficinas de Literatura no mês de fevereiro. A poetisa Luciene Carvalho ministra duas oficinas de poesia, juntamente com o seu grupo denominado “Tribo de Quintais”, que pretende trabalhar a poesia agregada ao teatro e à dança. O escritor Vinícius Masutti ministrará a oficina de poesia, cujo tema é “Poetas Nossos”, na qual apresentará alguns dos poetas mato-grossenses ao público interessado em poesia.

A proposta de Luciene Carvalho, poetisa reconhecida e renomada no estado de Mato Grosso, é realizar oficinas que unem literatura a outros elementos cênicos que ela considera fundamentais: o teatro e a dança. A escritora informa que o objetivo da união das três linguagens artísticas é instigar o público a liberar a vocação artística existente, com um foco no equilíbrio interno de cada um.

“Quem está fora vai entrar e quem está dentro vai sair”. É assim que Luciene Carvalho resume o resultado da sua oficina. A escritora complementa a sua afirmação ao dizer que “muita gente não tem um olhar por dentro, pro universo interno de si. Outras tomam muito tempo percorrendo o seu mundo interno, mas não se veiculam, não se externam. As oficinas têm um foco na produção do indivíduo, do sujeito. Para trazer a pessoa para fora nós usamos a dança. Para levar para dentro usamos a construção poética. Dessa forma encontramos a possibilidade cênica teatral. Mas é uma construção literária, poética”, afirma.

O trabalho realizado em parceria com o dançarino e percussionista Raul Lázaro e a atriz Jeniffer Reis, integrantes da “Tribo de Quintais”, grupo do qual Luciene também é integrante, pretende externalizar as emoções dos participantes, provocando a sensibilidade artística de escritor existente em cada um. “Por que não se pode sonhar ser escritor?” Luciene é categórica ao afirmar que “sim, pode se sonhar ser escritor”. A poetisa vive da arte de escrever há mais de dez anos.

“Poetas Nossos” é o tema da oficina de Vinícius Masutti. O escritor de apenas 22 anos pretende apresentar alguns dos poetas mato-grossenses através de uma discussão que aborde um escritor por vez. Manoel de Barros, Rubens de Mendonça, Agenor Ferreira Leão, Antônio Sodré e José de Mesquita, fundador da Academia Mato-grossense de Letras, serão os poetas estudados na primeira oficina realizada no Pavilhão das Artes.

Vinícius baseia a oficina em pesquisas feitas por ele, já publicadas em 2011, sobre os poetas estudados. “A intenção é divulgar os poetas dessa terra, os poetas de Mato Grosso, que escreveram aqui e que estão sumidos, desconhecidos por algum motivo. Eu fiz um trabalho de garimpo poético sobre os poetas daqui. Ao todo eu escrevi sobre 9 poetas. Mas senti necessidade de fazer algo que pudesse chamar mais gente para conhecê-los. Tem muita gente boa que ninguém conhece. A intenção da oficina é de provocar uma discussão. Não é uma aula, não tem professor, só tem aluno”, afirma Vinícius Masutti.

O objetivo de Vinícius e da SEC-MT é realizar, em março, outra oficina que aborde os poetas que não serão estudados em fevereiro. Ao final será realizado um Sarau Literário aberto aos

participantes da oficina e ao público em geral. No Sarau as obras dos artistas mato-grossenses serão apresentadas, junto à produção dos alunos, em declamações poéticas, fazendo uma grande festa da poesia, conforme Masutti.

Além de divulgar os artistas regionais, a proposta da oficina é também formar um público que goste de poesia e incentivar a produção literária dos participantes. Para Vinícius, demonstrar o trabalho dos poetas mato-grossenses ao público participante é uma forma de estimulá-lo a produzir literatura. “A poesia não se ensina, se estimula. Conhecer os poetas é um estímulo a criar mais poesia. O intuito não é a criação, mas naturalmente eu acho que isso acontece, porque eles vão conhecer os textos e vão se sentir próximos do lirismo de cada um e isso estimula a cabeça da pessoa a criar. O que for produzido pelos participantes vai para esse Sarau Final, junto com a poesia dos antigos poetas”, afirma Vinícius Masutti.

A respeito do Pavilhão das Artes, Luciene e Vinícius possuem opiniões pessoais. Vinícius afirma que “O Pavilhão das Artes é um dos poucos lugares que oferecem cultura gratuita e de boa qualidade. A Biblioteca Estevão de Mendonça fica no mesmo espaço. Está tudo aqui, então tem que ser aqui a discussão”.

Luciene afirma “o Pavilhão das Artes é o trabalho de continuação de ação artística que eu sempre sonhei. Eu tenho muita esperança e espero estar nesse trânsito. O trabalho que une Luciene Carvalho e Magna (coordenadora do Pavilhão), tem a intenção de transformar o Pavilhão das Artes num endereço, numa referência artística de uma geração”.

As oficinas acontecem no Pavilhão das Artes, espaço localizado no Palácio da Instrução, centro de Cuiabá. As inscrições continuam abertas e os interessados podem se inscrever pelo telefone (65) 3613-9230, pelo site www.pavilhaodasartes.com ou pessoalmente no Pavilhão das Artes. Os cursos são gratuitos e possuem certificado com carga horária de 20 horas/aula, cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário