quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Unemat anula inscrição de servidor em concurso público

Amir Montecchi desistiu do certame e está afastado da instituição; exame estava sob suspeita


Reprodução

Unemat afirmou que concurso da Cepromat segue o cronograma previsto; servidor está afastado

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO



Após denúncia feita exclusivamente pelo MidiaNews, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) informou, por meio de nota, que o técnico administrativo Amir Fonseca Montecchi Junior, não vai mais participar do concurso do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) – Edital 001/2011.

De acordo com a assessoria da Instituição, o servidor apresentou à Coordenadoria de Concursos e Vestibulares (Covest) um Termo de Desistência, solicitando o cancelamento de sua inscrição, a fim de não prejudicar o andamento do concurso.

Segundo a Unemat, a lista divulgada no dia 30 de janeiro trazia apenas a relação preliminar de candidatos que tiveram as inscrições deferidas. A lista definitiva deverá ser divulgada nesta semana.

A relação definitiva com os nomes dos candidatos que irão participar do concurso público deverá ser divulgada ainda nesta quarta-feira (8), e a inscrição do servidor deverá constar como indeferida.

A assessoria confirmou que Montecchi prestou serviços na construção e acompanhamento do sistema de inscrição, mas negou que sua participação daria a ele acesso a provas ou demais informações do concurso.

O servidor está afastado do cargo que ocupa na Diretoria Administrativa de Tecnologia da Informação, desde o dia 1º de fevereiro, quando entrou em férias. Em seguida, Montecchi deverá continuar ausente, gozando de licença médica.

Confira abaixo a íntegra da nota enviada pela Unemat:

“A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vem a público manifestar-se em relação a notícias veiculadas, que apontam a existência de indícios de irregularidades no concurso público para o Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), que está sendo realizado pela Diretoria de Concursos e Vestibulares da Unemat.

Tal denúncia aponta o deferimento da inscrição de servidor da Unemat que faz parte da organização do concurso público. Cabe ressaltar que a Unemat/Covest adotou as medidas necessárias para preservar os interesses dos candidatos inscritos, primando suas ações na transparência, moralidade e honestidade.

Na última terça-feira (30.01) a Unemat divulgou a relação PRELIMINAR dos candidatos inscritos ao concurso público para o Cepromat. Conforme previsto em edital, cabe recurso contra deferimento e indeferimento das inscrições no prazo de 48 horas, sendo aceito nesta quinta e sexta-feira (dias 02 e 03 de fevereiro).

Nessa lista preliminar consta o nome de Amir Fonseca Montecchi Junior, profissional técnico administrativo efetivo do quadro da Unemat. O servidor já apresentou à Coordenadoria de Concursos e Vestibulares (Covest) TERMO DE DESISTÊNCIA, solicitando cancelamento da sua inscrição de número 100991 ao concurso do Cepromat para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação. Os motivos dessa decisão são exclusivamente no intuito de não prejudicar o andamento dos trabalhos referentes ao citado concurso.

Na lista de candidatos DEFINITIVA que, conforme prevê o Edital será publicada nesta 4ª-feira (08.02), o referido candidato terá sua inscrição INDEFERIDA.

A Unemat esclarece que os serviços prestados pelo colaborador no referido concurso foram na construção e acompanhamento do sistema de inscrição, não tendo ele nenhum acesso a provas ou outras informações.

O servidor encontra-se afastado do cargo que ocupa na Unemat, desde 1º de fevereiro, em razão de férias e posteriormente gozará de licença médica.

Cabe ressaltar que a Unemat é referência na realização de concurso público no Estado de Mato Grosso e preza pela lisura e transparência na realização dos certames”.

Relembre o caso

Na última semana, a reportagem recebeu a denúncia de participação do servidor Amir Montechi, da Unemat, na realização do concurso público, bem como do deferimento de sua inscrição para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Cepromat.

De acordo com o extrato de empenho ao qual o MidiaNews teve acesso - clique aqui, ele recebeu, em dezembro de 2011, R$ 6,5 mil para prestação de serviços de coordenação tecnológica na 1ª etapa do concurso público do Cepromat.

O nome do técnico aparece na lista de candidatos com inscrição deferida, divulgada no dia 30 de janeiro no site da Unemat – clique aqui para acessar a lista.

Segundo consta no item 4.13 do próprio edital do concurso - clique aqui, publicado no dia 25 de novembro de 2011, caso participasse de alguma forma na realização do concurso, Amir Montecchi não poderia concorrer às vagas ofertadas.

“4.13 Estão impedidos de participar deste concurso público os integrantes da Comissão Especial do Concurso Público instituída pela Portaria Conjunta SAD/SEFAZ/CEPROMAT nº 038/2011, publicada no Diário Oficial do Estado em 05 de Agosto de 2011, e os funcionários da COVEST/UNEMAT, diretamente relacionados com as atividades de execução do concurso. Esta vedação também se estende aos seus cônjuges, conviventes, pais, irmãos e filhos”, diz o item do edital.

Candidatos que estão se preparando para a prova foram os primeiros a notarem a irregularidade. Em denúncias enviadas ao site, eles reclamam das facilidades que o técnico teria para ter acesso às provas do concurso e pediam pelo cancelamento do concurso, por acreditar que este estaria com “cartas marcadas”.

Datas

A divulgação dos locais de realização da prova (nome de cada estabelecimento, endereço e sala) será disponibilizada por meio de consulta individual, contendo nome, número do documento de identidade, data de nascimento, a partir do dia 16 de fevereiro.

A Prova objetiva será aplicada no dia 04 de março, somente na cidade de Cuiabá, e se necessário em Várzea Grande, com início às 13 horas (horário de Mato Grosso), tendo duração de quatro horas. O concurso também inclui como critério a Avaliação de Títulos (classificatória).

Concurso

O Cepromat está oferecendo 100 vagas para o cargo de Analista de Tecnologia de pessoal do Cepromat, sendo 90 em ampla concorrência e 10 para pessoas com necessidades especiais (PNEs)

Além disso, mais 200 vagas estão sendo oferecidas para preenchimento do cadastro de reserva. Destes, 180 são para ampla concorrência e 20 são para PNEs.

O salário oferecido é de R$ 4.529,57, para carga horária de 40h semanais.

O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contado a partir da data de homologação do concurso público, podendo ser prorrogado por igual período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário