terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sai em março edital para 12 mil bolsas em engenharia

Redação 24 Horas News

Deve sair no próximo mês o edital para a oferta de 12 mil bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa faz parte do programa Pró-Engenharia e se destina a estudantes de graduação, alunos do ensino médio (iniciação científica júnior) e a professores orientadores.

De acordo com o CNPq, o projeto vai consumir investimento de R$ 24 milhões. As bolsas serão ofertadas em todo o País, mas com preferência para instituições das Regiões Norte e Nordeste.

A intenção do conselho é aumentar o interesse dos estudantes do ensino médio pelas engenharias, diminuir a evasão do curso nas universidades e melhorar a formação de futuros profissionais na área. O País tem déficit de profissionais na área. O governo quer aumentar o número de engenheiros em 60% até 2014.

Segundo o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), o País registrada um déficit anula de 20 mil engenheiros. De acordo, com o diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Guilherme Sales Melo, faltam no mercado de trabalho especialmente engenheiros civis, de minas, de petróleo e gás, navais e de computação.

Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que apenas 35% dos engenheiros formados estão trabalhando na área. Na opinião do diretor, não é possível remanejar esses profissionais, "é mais fácil pegar novos engenheiros". Por isso, o CNPq incluiu os alunos do ensino médio no programa. "É para que os estudantes trabalhem com professores universitários, despertem interesse, brilhem os olhos e digam 'é isso que eu quero'", completa Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário